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capa do ebook O DIÁLOGO DAS CORES ENTRE PASTORAL DE OSMAN LINS E A PINTURA DE CARAVAGGIO

O DIÁLOGO DAS CORES ENTRE PASTORAL DE OSMAN LINS E A PINTURA DE CARAVAGGIO

Ao longo da História, verifica-se a concepção de diversas formas de manifestações artísticas pelo homem, dentre as quais, destacam-se a literatura e a pintura como possibilidades perceptíveis de construção do real e do imaginário, ambas de maneira peculiar. Nessa percepção, a literatura e a pintura permitem a interação do homem com o mundo e com o próprio homem e propiciam diálogos entre o texto literário e o texto imagético, como perspectivas de leitura de mundo diferenciadas. O presente trabalho visa analisar o diálogo existente na simbologia das cores de Pastoral, de Nove Novena, de Osman Lins e na pintura de Caravaggio. Para tanto, iniciamos com os pressupostos teóricos de Chevalier & Gheerbrant acerca da simbologia; também usamos Rosenfeld para a Teoria da Literatura e a intersemiose de Lúcia Santaella. Nossa pesquisa consistiu em analisar em Pastoral a presença das cores e a relação desta obra com as pinturas: Marta e Maria Madalena (1598); Crucificação de São Pedro (1600); A Ceia em Emaús (1601); O Sepultamento (1603) e A Morte da Virgem (1604 -1606), todas de Caravaggio. Nosso objetivo foi investigar as influências simbólicas das cores na pintura de Caravaggio comparativamente às cores em Pastoral. Ademais, as análises trazem em Pastoral: o rubro pasto, usado para a cor vermelha; a luz e a sombra dialogando com a pintura de Caravaggio, assim como o vermelho traduzido pelo sangue em ambas as representações artísticas. Portanto, a partir dos resultados concluímos que há uma relação simbólica das cores entre Pastoral e as telas selecionadas de Caravaggio.

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O DIÁLOGO DAS CORES ENTRE PASTORAL DE OSMAN LINS E A PINTURA DE CARAVAGGIO

  • DOI: 10.22533/at.ed.4362025095

  • Palavras-chave: Pastoral, Nove, Novena; Osman Lins; Simbologia das cores; Pintura de Caravaggio.

  • Keywords: Pastoral, Nove, Novena; Osman Lins; Colour Symbology; Paintings by Caravaggio.

  • Abstract:

    Throughout history, the conception of several forms of artistic manifestations by the human being have been observed, among those ones, literature and painting stand out as noticeable possibilities of construction of the real and the imaginary, both in a peculiar way. Regarding this perception, literature and painting allow the interaction between the human being and the world as well as with himself, and provide dialogues between the literary text and the imagery one, as distinct perspectives of reading the world. The present article aims at analysing the dialogue existing in the colour symbolism of Pastoral, Nove Novena, Osman Lins and Caravaggio paintings. As for this, we started from the theoretical assumptions of Chevalier & Gheerbrant on symbology; we also used Rosenfeld regarding Theory of Literature and the intersemiosis by Lúcia Santaella. Our research consisted of analysing in Pastoral the presence of colours and the relation of this work with the following paintings: Marta and Maria Madalena (1598); The Crucifixion ISBN 978-85-7946-353-2 5723 of St. Peter (1600); The Supper at Emmaus (1601); The Burial (1603) and The Death of the Virgin (1604-1606), all by Caravaggio. Our aim was to investigate the symbolic influences of colours on Caravaggio paintings compared to the colours in Pastoral. In addition, the analysis carry in Pastoral: the red grazing, used for the red colour; the light and the shadow dialoguing with the painting of Caravaggio, as well as the red translated by the blood in both artistic representations. Therefore, from the results we concluded that there is a symbolic relationship between Pastoral and the selected Caravaggio paintings. 

  • Número de páginas: 8

  • Josemeire Caetano da Silva
  • Ana Márcia Braga de Amorim
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