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capa do ebook REFLEXÕES SOBRE OS ESTUDOS DA PERFORMANCE E TEORIA DO FLUXO NA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO DE PANDEMIA

REFLEXÕES SOBRE OS ESTUDOS DA PERFORMANCE E TEORIA DO FLUXO NA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO DE PANDEMIA

As reflexões apresentadas neste texto são recorte da minha pesquisa de doutorado em andamento intitulada “Performance, Jogo e Fluxo na Escola”. A tese trabalha com os conceitos de performance (Schechner, 1977, TURNER, 1982), jogo (HUIZINGA, 2019) e fluxo (Csikszentmihalyi, 1975) em relação à educação, especialmente, o ensino da arte na escola. De natureza teórico-prática pretende realizar uma experiência metodológica no ensino básico da rede pública baseada nos aspectos metodológicos destes conceitos, bem como na metodologia da pesquisa ação (Thiollent, 1986). Dentre os resultados espera-se a realização de um mapeamento do campo da performance e educação, cuja abordagem reflete sobre a educação como performance (STUCKY; WIMMER, 2002). A partir do mapeamento foi enfatizado a Pedagogia Crítica Performativa de Elyse L. Pineau que pensa o corpo como centro do processo de ensino-aprendizagem e ponto de partida conceitual (PINEAU, 2002; 2010). O recorte apresentado neste texto tratou de algumas reflexões resultantes do momento da pesquisa, a primeira trata de como a noção de fluxo pode contribuir para uma pedagogia da performance. Encontrar o prazer na aprendizagem parece ser uma grande contribuição do fluxo para educação, bem como a responsabilização do sujeito estudante pelo seu próprio processo de aprendizagem. A segunda é como realizar uma pesquisa ação de experiência metodológica de performance, jogo e fluxo em tempos de pandemia? Buscando localizar a pesquisa em meio ao importante contexto atual, tece reflexões sobre como tais perspectivas metodológicas são afetadas pelo momento anômalo de pandemia que vive a humanidade.  

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REFLEXÕES SOBRE OS ESTUDOS DA PERFORMANCE E TEORIA DO FLUXO NA EDUCAÇÃO EM CONTEXTO DE PANDEMIA

  • DOI: 10.22533/at.ed.93420170921

  • Palavras-chave: Estudos da Performance; Teoria do Fluxo; Pedagogia Crítica Performativa, Pandemia.

  • Keywords: Performance Studies; Flow Theory; Critical Performative Pedagogy, Pandemic.

  • Abstract:

    The reflections presented in this text are part of my ongoing doctoral research entitled "Performance, Play and Flow in School". The thesis deals with the concepts of performance (SCHECHENER, 1977; TUNER, 1982), play (HUIZINGA, 2019) and flow (CSIKSZENTMIHALYI, 1975) in relation to education, especially the school art teaching. As a theoretical-practical research intends to carry out a methodological experience in the public school based on the methodological aspects of these concepts, as well the methodology of action research (THIOLLENT, 1986). Among the results, performance and educatoin field mapping is expected, whose approach reflects about education as performance (STUCKY; WIMMER, 2002). Based on the mapping Elyse L. Pineau's Critical Performative Pedagogy was emphasized, wich thinks the body as a teaching-learning process center and conceptual starting point (PINEAU, 2002; 2010). The search clipping presented in this text deals with some reflections resulting from the research's moment, the first dealt with how the notion of flow can contribute to a performance pedagogy. To find pleasure in learning seems to be a great flow's contribution to education, as well the student subject responsability for his own learning process. The second is how to conduct a performance, play and flow methodological experience action research in pandemic times? Seeking to locate the research in the midst of the current important context, it reflects on how such methodological perspectives are affected by the anomalous pandemic moment that humanity is experiencing.

  • Número de páginas: 13

  • ESTELA VALE VILLEGAS
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