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capa do ebook DESENVOLVIMENTO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO A PLATAFORMA APP INVENTOR COMO FACILITADOR DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

DESENVOLVIMENTO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO A PLATAFORMA APP INVENTOR COMO FACILITADOR DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

Esse estudo foi organizado a partir dos dados da oficina sobre desenvolvimento de jogos matemáticos para dispositivos móveis utilizando a plataforma App Inventor, realizado na UPE Campus Petrolina, com professores de escolas da rede pública e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. Com o objetivo de apresentar o Software App Inventor, destacando suas potencialidades na aprendizagem de conteúdos matemáticos, visto que o uso dos jogos incentiva e facilita a aprendizagem dos alunos na disciplina de Matemática e os professores da educação básica nem sempre conseguem desenvolver atividades diferenciadas. Este estudo é de cunho qualitativo, e teve como instrumento de coleta de dados, os questionários de avaliação da oficina, composto com perguntas abertas e fechadas que versaram sobre: tempo destinado para realização da oficina; se os participantes tiveram dificuldades em manipular a plataforma App Inventor na elaboração do jogo, entre outros. Os dados obtidos evidenciaram que os participantes da oficina acreditam que aplicativos desenvolvidos nessa plataforma podem potencializar o processo de aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Quanto a vivencia de um desses jogos em duas turmas do 9º do Ensino Fundamental, os resultados mostraram que os estudantes estavam interessados, motivados e participaram ativamente da atividade lúdica com o uso do celular. 

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DESENVOLVIMENTO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO A PLATAFORMA APP INVENTOR COMO FACILITADOR DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • DOI: 10.22533/at.ed.8382020081

  • Palavras-chave: Jogos matemáticos digitais, App inventor, Matemática na educação básica

  • Keywords: Digital mathematical games, App Inventor, Mathematics in Basic Education.

  • Abstract:

    This study was organized based on data from the workshop on the development of mathematical games for mobile devices using the App Inventor platform, held at UPE Campus Petrolina, with teachers from public schools and students from the Mathematics Degree course. In order to present the Software App Inventor, highlighting its potential in learning mathematical content, since the use of games encourages and facilitates students' learning in the subject of Mathematics and teachers of basic education are not always able to develop different activities. This study is of a qualitative nature, and had as a tool for data collection, the workshop evaluation questionnaires, composed of open and closed questions that dealt with: time allocated for the workshop; if the participants had difficulties in manipulating the App Inventor platform in the elaboration of the game, among others. The data obtained showed that the workshop participants believe that applications developed on this platform can enhance the learning process of Mathematics in Basic Education. As for the experience of one of these games in two classes of the 9th of elementary school, the results showed that the students were interested, motivated and actively participated in the playful activity with the use of the cell phone

  • Número de páginas: 16

  • Lucília Batista Dantas Pereira
  • Anderson Dias da Silva
  • Wedson Pereira da Silva
  • Carla Saturnina Ramos de Moura
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