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capa do ebook  MIRITI'S HISTORICAL PROCESS, PEDAGOGICAL EXPERIENCES, READING, LITERACY, EDUCATION, CURRICULUM AND KNOWLEDGE AREAS IN THE PARAMAJÓ COMMUNITY

MIRITI'S HISTORICAL PROCESS, PEDAGOGICAL EXPERIENCES, READING, LITERACY, EDUCATION, CURRICULUM AND KNOWLEDGE AREAS IN THE PARAMAJÓ COMMUNITY

Este artigo procura mostrar o processo histórico do miriti que vem, historicamente,  produzindo culturas    gerando  hábitos e costumes a serem passados de  geração a geração. O foco da cultura emana do município de Abaetetuba representando a fonte cultural em destaque em torno do beneficiamento do miritizeiro por artesãos que são os principais responsáveis  na manutenção da cultura. Dessa forma, destaca-se o estudo considerando a palmeira do miritizeiro que proporciona a produção cultural identificada no município e no exterior. Inserido nesta, desenvolve-se uma abordagem  do miritizeiro como matéria prima para uso diversificado, conforme a necessidade de cada grupo comunitário, seja na construção, confecção de objetos de uso doméstico, de representação infantil da realidade até para superação de problemas pedagógicos gerados pela falta de material auxiliar do processo ensino-aprendizagem. Verifica-se no contexto que se tem um  olhar à  origens da cultura do miriti, perpassando por um pouco da história da cidade, conhecida na mídia como a "Capital Internacional do Brinquedo de Miriti" que acabou se transformando no meio educacional como um  material de apoio para professores e alunos vivenciarem as teorias que norteiam os paradigmas educacionais. Realiza-se ainda uma pesquisa na comunidade do Tapajó em relação as vivências pedagógicas , educação, leitura , alfabetização os espaços educativos, currículo e áreas do conhecimento, como a geografia, matemática educação inclusiva e ctc. Conclui-se como resultado da pesquisa que a possibilidade  da observação de princípios socioeducativos, como a aceitação das diferenças individuais, à valorização de cada pessoa, favorecendo a convivência com a diversidade e a aprendizagem por meio da cooperação, necessárias à articulação em favor de uma educação eficiente.

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MIRITI'S HISTORICAL PROCESS, PEDAGOGICAL EXPERIENCES, READING, LITERACY, EDUCATION, CURRICULUM AND KNOWLEDGE AREAS IN THE PARAMAJÓ COMMUNITY

  • DOI: 10.22533/at.ed.93420170920

  • Palavras-chave: Processo Histórico do Miriti, cultura, Abaetetuba; Currículo e áreas de conhecimento .

  • Keywords: Miriti Historical Process, culture, Abaetetuba; Curriculum and areas of knowledge.

  • Abstract:

    This article seeks to show the historical process of miriti that has historically been producing cultures generating habits and customs to be passed on from generation to generation. The focus of culture emanates from the municipality of Abaetetuba representing the cultural source highlighted around the processing of the miritizeiro by artisans who are primarily responsible for maintaining the culture. Thus, the study stands out considering the miritizeiro palm that provides the cultural production identified in the city and abroad. Inserted in this, an approach to the miritizeiro is developed as a raw material for diversified use, according to the needs of each community group, whether in the construction, manufacture of household objects, children's representation of reality, even to overcome pedagogical problems generated by the lack auxiliary material for the teaching-learning process. It is verified in the context that one has a look at the origins of the culture of the miriti, going through a little of the history of the city, known in the media as the "International Toy Capital of Miriti" that ended up becoming the educational environment as a material of support for teachers and students to experience the theories that guide educational paradigms. There is also research in the Tapajó community regarding pedagogical experiences, education, reading, literacy, educational spaces, curriculum and areas of knowledge, such as geography, mathematics, inclusive education and ctc. It is concluded as a result of the research that the possibility of observing socio-educational principles, such as accepting individual differences, valuing each person, favoring coexistence with diversity and learning through cooperation, necessary to articulate in favor of a efficient education.

  • Número de páginas: 17

  • Maria do Socorro Fonseca Rodrigues
  • José Francisco da Silva Costa
  • Manoel Carlos Guimarães da Silva
  • Ana Paula da Trindade de Freitas
  • Benezade Barreto da Trindade
  • Maria da Trindade Rodrigues de Sarges
  • Jhonys Benek Rodrigues de Sarges
  • João Batista Santos de Sarges
  • Maria Flaviana Couto da Silva
  • Jonata da Trindade Ferreira
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