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capa do ebook MODELO DIDÁTICO DE MORFOLOGIA FLORAL COMO FACILITADOR PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

MODELO DIDÁTICO DE MORFOLOGIA FLORAL COMO FACILITADOR PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

Nas aulas de Botânica, o conteúdo de morfologia floral apresenta uma vasta classificação e terminologia específica, o que leva a estranheza e dificuldades dos alunos da graduação em correlacionar e fixar os termos. Diante desse cenário, a atividade foi desenvolvida com 65 alunos do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo, da Universidade Federal do Espírito Santo, durante a disciplina de Morfologia Vegetal. O objetivo do trabalho foi a aplicação de uma atividade prática com a montagem de modelos tridimensionais de flores, como facilitador no entendimento da terminologia. Utilizando materiais facilmente encontrados como papel celofane de cores variadas, canudos plásticos, arame maleável, massa de modelar e tampa de garrafa plástica tipo pet, os alunos se subdividiram em duplas e estes receberam uma descrição com as características de dois tipos de flores para serem confeccionadas por eles. Os alunos puderam contar com monitores e bibliografias especializadas para melhor desenvolvimento da atividade, sendo que ao final, cada aluno confeccionou dois modelos tridimensionais diferentes. Pode-se concluir que a atividade prática proposta foi de fácil aplicação, baixo custo e um meio importante para o entendimento da terminologia e classificações destas estruturas florais.

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MODELO DIDÁTICO DE MORFOLOGIA FLORAL COMO FACILITADOR PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

  • DOI: 10.22533/at.ed.69920041012

  • Palavras-chave: Ensino de Biologia; metodologias ativas; recurso didático.

  • Keywords: Biology teaching; didactic resource; practical class.

  • Abstract:

    In Botany classes, the content of floral morphology has a wide classification and specific terminology, which leads to the strangeness and difficulties of undergraduate students in correlating and fixing terms. In view of this scenario, the activity was developed with 65 students from the Bachelor of Biological Sciences course at University Center North of Espírito Santo, from Federal University of Espírito Santo, during the Plant Morphology course. The objective of the work was the application of a practical activity with the assembly of three-dimensional models of flowers as a facilitator in the understanding of the terminology. Using easily found materials such as cellophane paper of various colors, plastic straws, malleable wire, modeling clay and pet bottle cap, the students were divided into pairs and they received a description with the characteristics of two types of flowers to be made by them. The students were able to count on specialized monitors and bibliographies for better development of the activity and, in the end, each student made two different three-dimensional models. It can be concluded that the proposed practical activity was easy to apply, low cost and an important means for understanding the terminology and classifications of these floral structures.

  • Número de páginas: 11

  • Luan Éricles Damázio Silva
  • Gabrielle Christini Costa Sant’Anna
  • Leticia Elias
  • Michel Ribeiro
  • Elisa Mitsuko Aoyama
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