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capa do ebook DIÁRIO ― A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE AUTORIA NO TEXTO SUBJETIVO

DIÁRIO ― A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE AUTORIA NO TEXTO SUBJETIVO

O objetivo deste trabalho é apresentar a prática da produção escrita no gênero discursivo, página de diário. O gênero textual, diário, é deixado de lado tanto pela escola, quanto pelo falante de língua portuguesa, muitas vezes é visto como se fosse um texto sem utilidade alguma para o letramento do falante de língua portuguesa na escola. Contudo, a prática de textos subjetivos na escola deve ser incentivada da mesma forma que a produção de textos objetivos e acadêmicos é, de tal forma que o falante de língua portuguesa consiga perceber a diferença de ambos os estilos e a utilidade daqueles para a vida pessoal e desses para a acadêmica/profissional. É na escrita subjetiva do diário que o estudante pode realmente perceber-se como autor de suas ações no seu dia a dia, e assim analisar como os fatos se sucedem e clarear as ideais acerca de suas escolhas, ajudando-o muitas vezes a resolver problemas internos e pessoais. O trabalho foi desenvolvido em turmas dos Cursos Técnicos em Informática para Internet e Agricultura do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul campus Naviraí. A metodologia se deu da seguinte forma: 1. Explicação sobre as especificidades do gênero textual  diário; 2. Leitura de trechos de obras no estilo diário como Diário de Anne Frank e Diário de um Banana; 3. Produção dos diários pessoais; 4. Análise das produções individuais dos estudantes sobre o diário pessoal. O aporte teórico deste trabalho contou com autores como Geraldi, 1997, 2012; Cagliari, 2005; Orlandi, 2007; Koche, Marinello e Boff, 2012; Possenti, 2002; Vygotsky 1991, 1993, 1995 e 2000; Kock 2002, 2003, 2009; Marcuschi, 2005.

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DIÁRIO ― A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE AUTORIA NO TEXTO SUBJETIVO

  • DOI: 10.22533/at.ed.41220250914

  • Palavras-chave: Produção de textos, Linguística textual, Diário, Subjetividade, Autoria

  • Keywords: Text production, Textual linguistics, Diary, Subjectivity, Authorship

  • Abstract:

    The objective of this work is to present the practice of written production in the discursive genre diary page. The textual genre diary is neglected by both the school and the Portuguese-speaking speaker. It is often seen as if it were a text of no use for the literacy of the Portuguese-speaking person at school. However, the practice of subjective texts at school should be encouraged in the same way as the production of objective and academic texts and, in such a way, that the Portuguese-speaking speaker can perceive the difference between both styles and the usefulness of those for life and those for the academic / professional. It is in the subjective writing of the diary that the student can really perceive himself as the author of his actions in his daily life and, thus, analyze how the facts happen and clarify the ideals about his choices, often helping him to resolve internal and personal problems. The work was developed in classes of Technical Courses in Computer Science for Internet and Agriculture in High School at the Federal Institute of Mato Grosso do Sul campus Naviraí. The methodology was as follows: 1. Explanation of the specificities of the textual genre diary; 2. Reading excerpts of works in diary style such as Diary of Anne Frank and Diary of a Banana; 3. Production of personal diaries; 4. Analysis of students' individual productions on the personal diary. The theoretical contribution of this work had authors such as Geraldi, 1997, 2012; Cagliari, 2005; Orlandi, 2007; Koche, Marinello and Boff, 2012; Possenti, 2002; Vygotsky 1991, 1993, 1995 and 2000; Kock 2002,2003, 2009; Marcuschi, 2005.

  • Número de páginas: 9

  • Jozil dos Santos
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