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O espaço das semioses múltiplas nas aulas de Língua Portuguesa

Este trabalho tem por objetivo analisar as aulas de português com atividades envolvendo vídeos. Tendo como base a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, parte-se da hipótese de que o contrato de comunicação estabelecido pelos vídeos direcionados aos jovens pode ser o ideal para despertar o interesse deles. Esse tipo de texto apresenta parcelas verbais sonoras e visuais, por isso tem a característica de capturar a atenção dos alunos, sendo algo dinâmico e multimodal. Além disso, vídeos e tecnologia fazem parte da realidade concreta dos jovens na atualidade. Por isso, trazer essa realidade para a sala, como prega Paulo Freire, é interessante. Para a conceituação teórica, tem-se Patrick Charaudeau, Rildo Cosson, Lílian Passarelli, Silvia Sousa e Paulo Freire. A metodologia das aulas se baseia no conteúdo programático da escola, que elege carta argumentativa. Para desenvolvê-lo, partiu-se da “Carta de Caminha” e se chegou ao canal do youtube “Porta dos fundos”, que ironiza essa “descoberta”. Como resultados, os alunos desenvolveram a reflexão, a interpretação textual e a argumentatividade, visto que nas aulas houve o momento para debate. As discussões foram mediadas, a fim de que houvesse troca e construção de conhecimento, não transferência de conteúdo. Foi perceptível, ao utilizar vídeos nas aulas, a adesão dos alunos e, principalmente, o envolvimento deles com o conteúdo trabalhado. O experimento citado foi feito no Colégio Miguel Couto, escola da rede privada de Niterói, no estado do Rio de Janeiro.

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O espaço das semioses múltiplas nas aulas de Língua Portuguesa

  • DOI: 10.22533/at.ed.4362025096

  • Palavras-chave: vídeos; textos multimodais; interpretação textual; verbo-visualidade; ensino.

  • Keywords: videos; multimodal texts; textual interpretation; verb-visuality; teaching.

  • Abstract:

    This work aims to analyze Portuguese classes with activities involving videos. Based on the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis, it is based on the hypothesis that the communication contract established by the videos directed to young people may be the ideal to arouse their interest. This type of text presents verbal and sonic portions of visual, so it has the characteristic of capturing students attention, being something dynamic and multimodal. In addition, videos and technology are part of the concrete reality of young people today. Therefore, bringing this reality to the room, as Paulo Freire preaches, is interesting. For the theoretical conceptualization, we have Patrick Charaudeau, Rildo Cosson, Lílian Passarelli, Silvia Sousa and Paulo Freire. The methodology of the classes is based on the programmatic content of the school, which chooses an argumentative letter. To develop it, started with the "Letter of Caminha" and reached the youtube channel "Porta dos fundos", which ironises this "discovery". As a result, the students developed reflection, textual interpretation and argumentativeness, since in class there was the moment for debate. The discussions were mediated, so that there was exchange and construction of knowledge, not transfer of content. It was noticeable, when using videos in the classes, the students' adhesion and, mainly, their involvement with the content worked. The experiment cited was made at the Miguel Couto School, a private school in Niterói, in the state of Rio de Janeiro.

  • Número de páginas: 9

  • Júlia Vieira Correia
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