Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA: USO DA ROLETA PERIÓDICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

O LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA: USO DA ROLETA PERIÓDICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

O ensino de química não é uma tarefa fácil, principalmente por abordar temas abstratos e serem usados métodos didáticos convencionais. Seu conteúdo por muitas vezes é rotulado pelos alunos, como chato e repetitivo. Cabe aos professores desenvolverem práticas cada vez mais interativas e dinâmicas, para capturar a atenção do alunado, o que faz do lúdico uma opção viável. Este trabalho tem o intuito de produzir e aplicar o Jogo Roleta Periódica. Os Pibidianos de química produziram o jogo para ser utilizado por professores em aulas sobre a Tabela Periódica, utilizando materiais reciclados e de baixo custo. O impacto e aceitação desta atividade, pelo aluno, foram realizados através da análise de seu discurso durante e após a execução da atividade. Foi possível produzir um jogo didático prático e dinâmico que pôde ser utilizada durante as aulas do tema Tabela Periódica, de forma atividades lúdica e contextualizada. Pôde ser constatado que durante a aplicação da Roleta Periódica, os alunos conseguiram se divertir, participar, socializar e aprender mais do que durante as aulas tradicionais, refletindo inclusive no rendimento destes em aulas posteriores. O jogo Roleta Periódica demostrou bastante rendimento enquanto ferramenta lúdica, pois, tanto proporcionou um momento de diversão e interação entre todos os envolvidos, como possibilitou um aprendizado efetivo e eficaz para o ensino da tabela periódica na disciplina de química.

Ler mais

O LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA: USO DA ROLETA PERIÓDICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

  • DOI: 10.22533/at.ed.8382020082

  • Palavras-chave: Ensino. Química. Jogo. Lúdico.

  • Keywords: Teaching, Ludic game, Playful chemistry.

  • Abstract:

    Teaching chemistry is not an easy task, mainly due to its abstract themes and the use of conventional teaching methods. Its content is often labeled by students as boring and repetitive. The teacher must to know how to develop more interactive and dynamic practices, to capture the attention of students to himself, which makes playful a viable option. This work aims to produce and apply the Periodic Roulette Game. The chemistry PIBID students produced the game to be used by teachers in his classes of Periodic Table, using recycled and low-cost materials. The impact and acceptance of this activity by the student, were realized through the analysis of his speech during and after the activity. It was possible to produce a practical, dynamic and didactic game that could be used in the classes of the Periodic Table theme, in a playful and contextualized way. It could be seen that during the application of Periodic Roulette, students were able to have fun, participate, socialize and learn more than during traditional classes, even reflecting on their performance in later classes. The Periodic Roulette game showed a lot of performance as a ludic tool, because it provided a moment of fun and interaction between the teacher and students, as well as an effective and efficient learning for teaching the periodic table in the discipline of chemistry.

  • Número de páginas: 11

  • Rubens Pessoa de Barros
  • José Atalvanio da Silva
  • Paulo Rogério Barbosa de Miranda
  • Radja Silva Santos Venâncio
  • Juliana dos Santos Natividade
  • Alice Karla Lopes Paixão
  • Cristiana Alves de Souza
  • Ericleia da Silva Oliveira
  • Jonata Caetano Bispo
  • Jonathan Henrique da Silva Nunes
  • Vanilson da Silva Santos
  • Aldenir Feitosa dos Santos
Fale conosco Whatsapp