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capa do ebook TRABALHO E ADOECIMENTO DOCENTE: ESTRESSE E A SÍNDROME DE Burnout

TRABALHO E ADOECIMENTO DOCENTE: ESTRESSE E A SÍNDROME DE Burnout

Este estudo apresenta por meio

de revisão de literatura o trabalho docente e

sua relação com o adoecimento. Foi possível

estabelecer um consenso que o mal estar

docente é uma realidade vivenciada pela classe

profissional em estudo. Apresenta como agentes

desencadeadores a desvalorização profissional,

a sobrecarga de trabalho, a cobrança social e

institucional, as mudanças de políticas públicas

educacionais ou a ausência delas, a violência, a

indisciplina, a baixa remuneração, o desprestígio

social pela perda de status, os conflitos intra e

interpessoais, entre outros fatores responsáveis

por promover uma crise de identidade que

leva o profissional a se questionar sobre a sua

escolha profissional e o próprio sentido de seu

trabalho. Isto gera conflitos capazes de não só

causar a instabilidade física e psíquica como

também emocional e produtiva. O profissional,

aturdido e completamente alienado, desenvolve

patologias cujos sintomas muitas vezes não

são percebidos por ele próprio como também

é desconhecido ou nem sempre reconhecido

pela instituição como patologia ocupacional.

Entre estas patologias optou-se por investigar

e descrever as sintomatologias do próprio Mal

Estar Docente, que abrange vários sintomas

físico e emocional e mais especificamente o

Estresse e sua cronificação que tem como

resultado a Síndrome de burnout. Este estudo

propõe alertar tanto profissional quanto

instituição a dar a devida atenção aos sintomas

desencadeados pelas patologias investigadas,

e que estas sirvam de parâmetro para um

diagnóstico precoce que leve a instituição a

tomadas de intervenções que culminem na

melhoria da qualidade de vida dos profissionais

docentes.

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TRABALHO E ADOECIMENTO DOCENTE: ESTRESSE E A SÍNDROME DE Burnout

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Trabalho docente, adoecimento, estresse, burnout.

  • Keywords: Teacher work, illness, stress, burnout

  • Abstract:

    This study presents through

    literature review the teaching work and its

    relation with illness. It was possible to establish

    a consensus that the malaise is a reality

    experienced by the professional class under

    study. It presents, as triggering agents, the

    professional devaluation, the work overload, the

    Patologia das Doenças 5 Capítulo 5 41

    social and institutional recovery, the changes of public educational policies or the absence

    of them, the violence, the indiscipline, the low remuneration, the social desprestígido by

    the loss of status, the conflicts intra and interpersonal, among other factors responsible

    for promoting an identity crisis that leads the professional to question about their

    professional choice and the very meaning of their work. This creates conflicts that

    can not only cause physical and psychic instability but also emotional and productive

    instability. The professional, stunned and completely alienated, develops pathologies

    whose symptoms are often not perceived by himself as it is also unknown or not always

    recognized by the institution as occupational pathology. Among these pathologies we

    chose to investigate and describe the symptoms of the Teacher’s Mental Illness, which

    includes several physical and emotional symptoms and more specifically Stress and

    its chronification that results in Burnout Syndrome. This study proposes to alert both

    the professional and the institution to give due attention to the symptoms triggered by

    the pathologies investigated, and that these serve as parameters for an early diagnosis

    that leads the institution to take interventions that culminate in the improvement of the

    quality of life of the teaching professionals.

  • Número de páginas: 15

  • Zípora Morgana Quinteiro dos Santos
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