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capa do ebook ABORDAGEM DE TÉCNICA DE PERÍCIA CRIMINAL EM FEIRA DE CIÊNCIAS COMO PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

ABORDAGEM DE TÉCNICA DE PERÍCIA CRIMINAL EM FEIRA DE CIÊNCIAS COMO PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

As feiras de ciências proporcionam aos visitantes a interdisciplinaridade, onde os participantes conseguem relacionar vários contextos e realizar práticas, que, provavelmente, seriam de difícil realização na sala de aula. É de grande importância que os futuros docentes tenham acesso à feira de ciência, prioritariamente, planejando e executando atividades, além de propiciar aos licenciandos vivências que poderão auxiliá-los na sua profissão. A realização deste trabalho aconteceu na V Feira de Ciência do Instituto Federal de Brasília Campus Planaltina (IFB), no primeiro semestre de 2019, sendo uma atividade prevista no plano de ensino do componente curricular Prática de Ensino II da Licenciatura em Biologia. Objetivou-se no presente trabalho a vivência na formação de docência em que os graduandos visualizassem a importância do planejamento e execução de uma feira de ciências, e para isso foram planejados e executados nove estandes, dentre eles, o abordado aqui - TESTE PONTUAL: detecção de sangue em cenas de crime, perito, com a atividade de detecção de sangue (humano). Utilizou-se o reagente Kastle-Meyer para identificação do sangue. Em cada estande da feira de ciências, disponibilizou-se formulários para que os visitantes avaliassem o evento com os seguintes itens: caráter investigativo, organização, criatividade, postura dos expositores, coerência, avaliação do estande, além de poderem deixar suas críticas, elogios ou comentários sobre a atividade realizada e sobre a feira de ciências em geral. Esses formulários foram analisados na aula de Prática de Ensino II, posterior à execução da feira de ciências. Um total de 59 visitantes avaliou o estande TESTE PONTUAL: detecção de sangue em cenas de crime, perito. Em todos os critérios a classificação excelente obteve a maioria das respostas. Conclui-se que as feiras ciências devem oferecer atividades que estimulem a descoberta e oportunize aos visitantes que desvendem indagações.

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ABORDAGEM DE TÉCNICA DE PERÍCIA CRIMINAL EM FEIRA DE CIÊNCIAS COMO PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

  • DOI: 10.22533/at.ed.09220180916

  • Palavras-chave: Feira de ciências, Formação do educador, Inovação, Prática de ensino.

  • Keywords: Science fairs, Educator training, Innovation, Teaching practice.

  • Abstract:

    Science fairs provide visitors with interdisciplinarity, where participants are able to relate various contexts and carry out practices, which would probably be difficult to carry out inside the classroom. It is very important that future teachers have access to science fairs, primarily, planning and executing activities, in addition to providing undergraduate students with experiences that can help them in their future profession. The realization of this work took place at the V Science Fair of Instituto Federal de Brasília Campus Planaltina (IFB), in the first semester of 2019, being an activity foreseen in the teaching plan of the curricular component Teaching Practice II of the Degree in Biology course. The aim of this study was to experience teaching training in which undergraduates visualized the importance of planning and executing a science fair, and for this purpose nine stands were planned and executed, among them, the one described here - STANDPOINT TEST: detection of blood in crime scenes, expert, with (human) blood detection activity. Kastle-Meyer reagent was used for blood identification. At each science fair stand, forms were made available for visitors to evaluate the event with the following items: investigative character, organization, creativity, exhibitors' posture, consistency, stand evaluation, in addition to being able to leave their criticisms, praise or comments about the activity carried out and about the science fair in general. These forms were analyzed in the Teaching Practice II class, after the execution of the science fair. A total of 59 visitors evaluated the STANDPOINT TEST: blood detection in crime scenes, expert. In all criteria, the excellent classification obtained the majority of responses. It was concluded that science fairs should offer activities that stimulate discovery and give visitors the opportunity to solve questions. 

  • Número de páginas: 11

  • Juliane de Souza Pereira
  • Silvia Dias da Costa Fernandes
  • Giuliana Moita Sales
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