Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook MICHEL FOUCAULT E O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: O COABITAR PROBLEMAS COMO UM EXERCÍCIO DE SI

MICHEL FOUCAULT E O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: O COABITAR PROBLEMAS COMO UM EXERCÍCIO DE SI

O presente trabalho tem por objetivo tematizar o ensino de filosofia no Ensino Médio, descrevendo a filosofia como um exercício de si que se realiza por diferentes práticas. Tendo como referência teórica a filosofia de Michel Foucault, o texto se desenvolve em dois momentos: primeiro, descrevemos sobre o ensino de filosofia no ensino médio técnico e depois, apresentamos a interpretação da filosofia como um modo de coabitar problemas. Nosso objetivo inicialmente é apresentar um diagnóstico do uso técnico do ensino de filosofia na educação tecnológica, isto porque, a filosofia torna-se um procedimento técnico quando busca o reconhecimento de si na produção da verdade e transmissão do conteúdo abstrato, prática que conduz ao empobrecimento da experiência de si. Em seguida, defendemos a atitude de coabitar problemas como modo de praticar a filosofia e combater um ensino que tradicionalmente se conduz de modo mecânico por meio de discursos retóricos e escritas reprodutoras sem vinculação com a vida. Enfim, como forma de coabitar o ensino de filosofia por meio de outras práticas, para além da obrigação discursiva que caracteriza nossa tradição filosófica, analisamos a prática do silêncio como um instrumento problematizador do presente e potencializador de novos modos de existir.

Ler mais

MICHEL FOUCAULT E O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: O COABITAR PROBLEMAS COMO UM EXERCÍCIO DE SI

  • DOI: 10.22533/at.ed.9032016097

  • Palavras-chave: Ensino de filosofia; Michel Foucault; Exercício de si; Coabitar problemas.

  • Keywords: Philosophy teaching; Michel Foucault; Exercise of self; Cohabiting problems.

  • Abstract:

    The present work aims to focus on the teaching of philosophy in high school, describing philosophy as an exercise of self that is carried out by different practices. Taking Michel Foucault's philosophy as a theoretical reference, the text develops in two moments: first, we describe the teaching of philosophy in technical high school and then, we present the interpretation of philosophy as a way of cohabiting problems. Our objective is initially to present a diagnosis of the technical use of philosophy teaching in technological education, because philosophy becomes a technical procedure when it seeks to recognize itself in the production of truth and transmission of abstract content, a practice that leads to impoverishment of the experience of self. Then, we defend the attitude of cohabiting problems as a way of practicing philosophy and fighting a teaching that traditionally is conducted mechanically through rhetorical speeches and reproductive writings with no connection with life. Finally, as a way of coexisting the teaching of philosophy through other practices, in addition to the discursive obligation that characterizes our philosophical tradition, we analyze the practice of silence as an instrument that problematizes the present and enhances new ways of existing.

  • Número de páginas: 15

  • Daniel Salésio Vandresen
Fale conosco Whatsapp