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capa do ebook DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO

Mesmo com o grande potencial de comunicação que os dispositivos móveis possuem, na educação eles ainda têm sido pouco usados pelos professores. Por isso, investigou-se as vantagens, dificuldades e reflexos destes dispositivos na educação. Participaram da pesquisa 22 alunos do curso de técnico em informática do Instituto Federal do Pará. Utilizou-se a abordagem qualitativa, de caráter exploratório com a aplicação de questionários em uma atividade em sala de aula, com o uso dos celulares em um jogo construído a partir das métricas da gamificação e conteúdo de uma das disciplinas do curso. O emprego das tecnologias móveis foi apontado como vantajoso para a maioria dos alunos, e a gamificação deixou a aula mais interessante para a maior parte da turma. Os dispositivos móveis aliados a gamificação influenciaram positivamente no aprendizado trazendo benefícios para as atividades acadêmicas, como maior interesse, autonomia e criatividade dos estudantes.

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DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO

  • DOI: 10.22533/at.ed.7772019085

  • Palavras-chave: Dispositivos móveis. Gamificação. Vantagens.

  • Keywords: Mobile devices. Gamification. Benefits.

  • Abstract:

    Even with the great communication potential that mobile devices dispose, in education they have been little used by teachers. Therefore, the advantages, difficulties and reflexes of these devices in education were investigated. Twenty-two students from the IT technician course at the Federal Institute of Pará participated in the research. We used the qualitative approach, of an exploratory nature with the application of questionnaires in a classroom activity, with the use of cell phones in a game. built from the gamification metrics and content of one of the course subjects. The use of mobile technologies was seen as advantageous for most students, and gamification made the class more interesting for most of the class. Mobile devices coupled with gamification positively influenced learning, bringing benefits to academic activities, such as greater interest, autonomy and creativity of students.

  • Número de páginas: 19

  • Wellington Blender Palheta Silva
  • Caren Vanessa Pinheiro de Castro
  • Felipe Gustavo Vieira de Almeida
  • Reinaldo Eduardo da Silva Sales
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