MÉTODO TREZENTOS E O DESENVOLVIMENTO HUMANO

O presente trabalho teve como objetivo principal verificar se a utilização de uma metodologia baseada em aprendizagem ativa e colaborativa é capaz de aumentar o nível de confiança e conforto dos estudantes em provas, para isso foi utilizado o Método Trezentos que procura despertar o olhar do estudante para o colega com dificuldades de aprendizagem. O Trezentos foi aplicado em três turmas dos cursos de Administração e Economia nas disciplinas de Gestão Financeira II e Elaboração e Avaliação de Projetos em uma instituição de ensino superior no município de Santos, no estado de São Paulo. Um dos melhores resultados obtidos foi uma melhora substantiva nas notas, entretanto, o principal resultado do método foi colaborar para o desenvolvimento do lado humano dos estudantes.

MÉTODO TREZENTOS E O DESENVOLVIMENTO HUMANO

DOI: 10.22533/at.ed.04720230913

Palavras chave: Aprendizagem ativa e colaborativa. Ansiedade. Nervosismo. Administração. Dificuldades de aprendizagem.

Keywords: Active and collaborative learning. Anxiety. Nervousness. Administration. Learning difficulties.

Abstract:

The present work had as main objective to verify if the use of a methodology based on active and collaborative learning is able to increase the level of confidence and comfort of the students in tests, for that it was used the Method Three Hundred that seeks to arouse the student's gaze towards the colleague with learning difficulties. The Method Three Hundred was applied in three classes of the Administration and Economics courses in the subjects of Financial Management II and Project Development and Evaluation at a higher education institution in the municipality of Santos, in the state of São Paulo. One of the best results obtained was a substantial improvement in grades, however, the main result of the method was to collaborate for the development of the human side of the students.

Autores

  • Elimar Rodrigues Alexandre