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A microbiologia no ensino médio com viés investigativo: exemplo de abordagem

No Brasil, existe uma distorção entre a idade escolar e a série que o aluno está inserido. Em parte se deve a fatores como o desinteresse pelos conteúdos apresentados, a falta de conexão com os problemas da vida cotidiana dos alunos e também a aspectos como a procura cada vez mais cedo por trabalho para seu sustento. Muitos desses alunos acabam optando pela Educação de Jovens e adultos (EJA) como única alternativa de continuar os estudos. Nesse contexto, o ensino por investigação vem propiciar uma abordagem mais interessante e participativa, tornando o aluno o protagonista da descoberta do conhecimento científico. Os conteúdos de Microbiologia despertam interesse nos aspectos da vida cotidiana e principalmente na saúde, despertando o interesse e a curiosidade em saber mais. O objetivo desse trabalho é apresentar alternativas para o Ensino por Investigação com a utilização dos recursos lúdicos de conteúdos da área de Microbiologia, que possam ser utilizados na Rede Pública de Ensino, incluindo o Ensino Médio tradicional e a modalidade do EJA. Os resultados compõem uma cartilha ilustrada, contendo ao todo dez atividades práticas, das quais duas serão descritas no presente artigo. Essas atividades visam prender a atenção dos alunos, aprimorar seus conhecimentos e despertar a curiosidade científica para ir em busca de mais informações.

A microbiologia no ensino médio com viés investigativo: exemplo de abordagem

DOI: 10.22533/at.ed.0232022096

Palavras chave: Ensino por investigação, Microbiologia, Ensino Médio

Keywords: Research teaching, Microbiology, Secondary school

Abstract:

In Brazil, there is a distortion between school age and the grade the student is in. It is partly due to factors such as lack of interest in the content presented, the lack of connection with the problems of students' daily lives and aspects such as the increasingly early search for work for their livelihood. Many of these students choose Youth and Adult Education (EJA) as the only alternative to continue their studies. In this context, teaching by research provides a more interesting and participatory approach, making the student the protagonist of the discovery of scientific knowledge. Microbiology content arouses interest in aspects of everyday life and especially in health, arousing interest and curiosity to learn more. The objective of this paper is to present alternatives for Teaching by Research with the use of recreational resources of contents in the area of Microbiology, which can be used in the Public Schools Network, including traditional Secondary School and the EJA modality. The results comprise an illustrated booklet, containing a total of ten practical activities, two of which will be described in this article. These activities aim to hold the students' attention, improve their knowledge and awaken scientific curiosity to search for more information.

Autores

  • Albino Veloso de Oliveira
  • Francisca Lucia de Lima