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A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL (COM ÊNFASE AOS ESPAÇOS E A COMUNICAÇÃO NÃO FORMAIS) APLICADA AO ENSINO DE BIOLOGIA

O ensino de Biologia vem passando por muitas transformações com destaque aos espaços de ensino e formas de comunicação, outrora exclusivos da sala de aula, convencionais e formais. O objetivo da presente pesquisa foi propor ações de uso da educação não formal aplicada ao ensino vislumbrando ampliar a aprendizagem de Biologia no ensino médio. Teve abordagem documental, bem como prática quando elaborou produtos para uso no ensino de biologia. As etapas metodológicas compreenderam (i) pesquisa documental, com consulta aos livros didáticos de Biologia do ensino médio adotados em uma instituição de ensino da rede pública de educação básica do município de Parnaíba – PI, para se elencar os conteúdos que melhor possibilitem o uso de técnicas e métodos de educação não formal e (ii) proposição de estratégias para melhoria da aprendizagem com o uso de uma metodologia aliada a educação não formal, com o passo a passo de aplicação da mesma. Os estudos apresentados como introdução desta pesquisa, possibilitaram refletir a significância que a educação não formal, em especial a comunicação e os espaços não formais e como pode contribuir na aprendizagem de estudantes da educação básica. Os seis conteúdos de biologia elencados permitiram um perfeito uso de estratégias ainda novas, com aplicação da educação não formal, facilitando a aprendizagem desta ciência, promovendo maior estímulo aos discentes. Fica a incitação à pesquisa sobre a implementação das diversas modalidades de educação não formal nas escolas, o uso de diferentes metodologias e a adequação das propostas presentes nos livros didáticos, frente aos novos desafios educacionais.

A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL (COM ÊNFASE AOS ESPAÇOS E A COMUNICAÇÃO NÃO FORMAIS) APLICADA AO ENSINO DE BIOLOGIA

DOI: 10.22533/at.ed.02320220910

Palavras chave: Educação não formal. Metodologia diferenciada. Ensino de Biologia.

Keywords: : Non formal education. Different methodology. Biology Teaching.

Abstract:

Biology teaching has undergone many transformations, with emphasis on teaching spaces and forms of communication, formerly exclusive to the classroom, conventional and formal. The objective of this research was to propose actions for the use of non-formal education applied to teaching aiming to expand the learning of Biology in high school. He had a documentary approach as well as a practical approach when he developed products for use in teaching biology. The methodological steps included (i) documentary research, with reference to high school biology textbooks adopted at a public basic education institution in the city of Parnaíba - PI, to list the contents that best enable the use of techniques and methods of non-formal education and (ii) proposing strategies to improve learning using a methodology combined with non-formal education, with the step by step of applying it. The studies presented as the introduction of this research, made it possible to reflect the significance that non-formal education, especially communication and non-formal spaces, and how it can contribute to the learning of basic education students. The six contents of biology listed allowed a perfect use of still new strategies, with the application of non-formal education, facilitating the learning of this science, promoting greater stimulus to students. There remains an incitement to research on the implementation of different modalities of non-formal education in schools, the use of different methodologies and the adequacy of the proposals present in textbooks, in the face of new educational challeng

Autores

  • Mário Cristiano Pereira do Nascimento
  • Roselis Ribeiro Barbosa Machado
  • Marta Rochelly Ribeiro Gondinho