Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE APOIO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: UM PROJETO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE APOIO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: UM PROJETO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

A interação entre os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem é fundamental para uma aprendizagem significativa e de qualidade. Atualmente, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) exercem um papel de destaque nas relações sociais, principalmente quando a parcela da população em questão é composta por nativos digitais. Diante da importância das relações interpessoais na educação e do papel das tecnologias digitais para o estabelecimento e fortalecimento dessas relações, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral desenvolver uma sequência didática com o uso das TICs para o ensino de biologia celular. A sequência didática será implementada no Colégio Estadual Emília Roschemant, Nova Friburgo/RJ, tendo como público-alvo cerca de 50 alunos do 1° ano do ensino médio no ano de 2019. A pesquisa atuará no sentido de explorar esse cenário com uso das TICs na abordagem da biologia celular, contribuindo para a discussão sobre o uso das tecnologias na educação e, de forma específica, no ensino de Biologia.

Ler mais

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE APOIO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: UM PROJETO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

  • DOI: 10.22533/at.ed.2892027074

  • Palavras-chave: Ensino de Biologia. Biologia celular. Tecnologias de informação e comunicação.

  • Keywords: Biology teaching. Cell biology. Information and communication technologies.

  • Abstract:

    The interaction between the actors involved in the teaching-learning process is fundamental for meaningful and quality learning. Currently, information and communication technologies (ICT) play a prominent role in social relations, especially when the portion of the population in question is composed of digital natives. Given the importance of interpersonal relationships in education and the role of digital technologies for the establishment and strengthening of these relationships, the present research project aims to develop a didactic sequence with the use of ICTs for teaching cell biology. The didactic sequence will be implemented at the Emília Roschemant State School, Nova Friburgo / RJ, with a target audience of about 50 students of the 1st year of high school in 2019. The research will work to explore this scenario with the use of ICTs in the approach of cell biology, contributing to the discussion about the use of technologies in education and, specifically, in the teaching of Biology.

  • Número de páginas: 15

  • Bruno Fernandes
  • Marcia Taborda
Fale conosco Whatsapp