Visualizações

19

Um ensaio teórico sobre a aceleração da aprendizagem através de um método para resolução de casos de ensino

Este ensaio teórico tem como objetivo propor um método para a resolução de casos de ensino a ser utilizado pelos alunos de graduação e pós-graduação como uma forma de aceleração da aprendizagem. Buscou-se compreender o processo de aplicação do caso de ensino e identificar os benefícios de sua utilização, contextualizado à realidade brasileira. Para isso, é realizado um ensaio teórico resultando na apresentação de um modelo analítico que se trata de um método para resolução de casos de ensino com dez etapas dispostas em uma estruturação lógica, visual e instrumental. Tal método se constitui em um mecanismo de aceleração da aprendizagem. Sugerem-se novas investigações experimentais utilizando o framework proposto.

Um ensaio teórico sobre a aceleração da aprendizagem através de um método para resolução de casos de ensino

DOI: 10.22533/at.ed.04720230912

Palavras chave: Metodologia Ativa de Aprendizagem; Caso de Ensino; Estratégia de Ensino; Resolução de Casos.

Keywords: Active Learning Methodology; Teaching Case; Teaching Strategy; Case Studies.

Abstract:

The objective of this article is to propose a method for the resolution of teaching cases to be used by graduate and post-graduate students as a way of speeding up learning. It has been sought to understand the process of application of the teaching case and identify the benefits of its use, contextualized to the Brazilian reality. A theoretical experiment has been performed resulting in the presentation of an analytical model that is a method for solving teaching cases with ten stages arranged in a logical, visual and instrumental structuring. Such a method constitutes a mechanism for accelerating learning. Further experimental investigations have been suggested using the proposed framework.  

Autores

  • Fabrízio Meller da Silva
  • Reinaldo Cabrijana Oritz