Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O ENSINO DE BOTÂNICA NO CONTEXTO FORMATIVO DE GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

O ENSINO DE BOTÂNICA NO CONTEXTO FORMATIVO DE GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

O presente trabalho possui o objetivo de caracterizar as concepções dos discentes de um curso de Ciências Biológicas, ofertado nas modalidades de licenciatura e bacharelado, por uma universidade pública brasileira, acerca da importância da Botânica para o seu contexto formativo, verificando que tipos de abordagens, metodologias e estratégias didáticas são propostas pelos projetos pedagógicos de ambas as modalidades, e investigar as metodologias e estratégias didáticas adotadas pelos professores. Foram realizadas entrevistas com os professores que ministram disciplinas da área de Botânica, e questionários abertos com 45 alunos das últimas disciplinas do curso. Para análise dos dados obtidos, foram adotadas as propostas da análise de conteúdo, de Laurence Bardin. Buscando analisar diferentes concepções sobre Botânica entre os discentes, foram levantadas quatro concepções já descritas na literatura, sendo elas: cegueira botânica, mecanicista, histórico-cultural e interdisciplinar. Ao analisarmos as concepções dos discentes, foi possível constatar que o ensino de Botânica, embora inserido no curso de graduação em Ciências Biológicas, parece ainda não fornecer, de maneira contundente, os elementos necessários a uma educação integradora, que viabilize a associação do conteúdo apreendido com o cotidiano e suas relações.

Ler mais

O ENSINO DE BOTÂNICA NO CONTEXTO FORMATIVO DE GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

  • DOI: 10.22533/at.ed.69920041015

  • Palavras-chave: Botânica; Concepções; Ensino; Biologia.

  • Keywords: Botany; Conceptions; Teaching; Biology.

  • Abstract:

    The present work has the objective of characterizing the concepts of the students of a Biological Sciences course, offered in the modalities of teaching and bachelor, by a brazilian public university, about the importance of Botany for its formative context, verifying what types of approaches, methodologies and didactic strategies are proposed by the pedagogical projects of both modalities, and to investigate the didactic methodologies and strategies adopted by the teachers. Interviews were conducted with the professors who teach Botany subjects, and open questionnaires with 45 students from the last courses of the course. For the analysis of the data obtained, the proposals of the content analysis, by Laurence Bardin, were adopted. In order to analyze different conceptions about Botany among the students, four conceptions were already described in the literature: botanical blindness, mechanistic, historical-cultural and interdisciplinary. When analyzing the students' conceptions, it was possible to verify that the teaching of Botany, although inserted in the undergraduate course in Biological Sciences, still does not provide, conclusively, the elements necessary for an integrative education, which enables the association of the content seized with the daily life and its relations.

  • Número de páginas: 15

  • Luana Antônia Gonçalves de Araújo
  • Carlos Erick Brito de Sousa
Fale conosco Whatsapp