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APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE CITOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MARANHÃO

O estudo da célula é um dos temas centrais da Biologia, por ser pré-requisito para o entendimento das outra áreas. É notável a dificuldade dos alunos no assunto devido a subjetividade e a quantidade de terminologias. Diante dessa constatação, elaborou-se um jogo de cartas, que associa imagens das células, suas estruturas, denominações e funções que desempenham. O jogo teve como objetivo servir como ferramenta facilitadora da aprendizagem dos conceitos e nomenclaturas próprios da Citologia. O recurso foi utilizado em salas de aula da primeira série do Ensino Médio de uma escola da rede pública, após as aulas expositivas dialogadas, como forma de aprofundar o assunto. Nos resultados obtidos, o percentual de respostas corretas às perguntas do questionário variou de 21,8% a 54,3% entre o pré-teste e o pós-teste, demonstrando que o jogo aprimorou o aprendizado dos alunos sobre as células, auxiliando na capacidade de identificar os tipos, seus organóides e obteve boa aceitação pelos discentes.

APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE CITOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MARANHÃO

DOI: 10.22533/at.ed.0232022093

Palavras chave: célula, educação, ensino aprendizagem, lúdico.

Keywords: cell, education, teaching-learning, playful

Abstract:

The study of the cell is one of the central themes of Biology, because is prerequisite for to understanding the other areas. It is remarkable the difficulty of the students on the subject due to the subjectivity and the quantity of terminologies. In the light of this finding, a card game was elaborated which links images of the cells, their structures, denominations and functions that perform. The game aimed to serve as a facilitating tool of learning the unique concepts and nomenclatures of the Cytology. The resource was used in first grade classroom of high school in a public school, after dialogue expository lectures as a way to pursue the matter further. In the results obtained, the percentage of correct answers to the questions in the questionnaire varied from 21,8% to 54,3% between the pre-test and the post-test, demonstrating that the game improved the learning of the students about the cells, helping in the ability to identify the types, their organoids and it was well received by the learners. 

Autores

  • ANTONIO SÉRGIO DE SOUSA
  • FRANCISCA CARLA SILVA DE OLIVEIRA
  • FÁBIO JOSÉ VIEIRA