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ENSINO DE BIOLOGIA: O VÍDEO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CONTEÚDOS DE ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Este artigo investiga a contribuição do vídeo como possibilidade de desenvolvimento de uma aprendizagem significativa por estudantes de uma Escola Pública de Ensino Médio do Estado do Maranhão, baseada na perspectiva teórica de David Ausubel. Os alunos tiveram a oportunidade de criar um material didático em vídeo, relacionado ao conteúdo de Ecologia, no assunto Manguezal, criando possibilidades de reconfiguração de conhecimentos prévios e tornando-se poderosos mediadores de aprendizado. A pesquisa quali-quantitativa foi construída a partir de relatos dos alunos descrevendo suas experiências na criação e visualização dos vídeos. Foi estabelecido como instrumento de análise questionários aplicados para 58 estudantes da 3ª série, cada questionário foi composto por uma questão aberta e 10 questões em escala Likert, investigando a eficiência do material produzido, valorizando a autonomia e protagonismo dos alunos na produção dos vídeos. Verificou-se que com a maioria dos investigados que o uso de vídeos se mostrou eficiente na aprendizagem.

ENSINO DE BIOLOGIA: O VÍDEO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CONTEÚDOS DE ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

DOI: 10.22533/at.ed.0232022099

Palavras chave: Aprendizagem Significativa, Ferramentas Tecnológicas, Vídeo

Keywords: Significant Learning, Technological Tools, Video

Abstract:

This article investigates the contribution of video as a possibility for the development of a meaningful learning by students of a public secondary school in the State of Maranhão, based on the theoretical perspective of David Ausubel. The students had the opportunity to create video didactic material, related to the content of Ecology, in the subject Mangrove, creating possibilities of reconfiguration of previous knowledge and becoming powerful mediators of learning. The qualitative-quantitative research was constructed from students' reports describing their experience in creating and viewing the videos. It was established as an instrument of analysis questionnaires applied to 58 students of the third grade, each questionnaire was composed of an open question and 10 questions on a Likert scale, investigating the efficiency of the material produced, valuing the students' autonomy and protagonism in the production of the videos. It was verified in almost all the investigated that the use of videos was efficient in the learning.

Autores

  • Antonio Carlos Monteiro Reis
  • Josiane Silva Araújo