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capa do ebook DANÇA AFRO-BRASILEIRA: UM PATRIMÔNIO CULTURAL DE HERANÇA AFRO-DIASPÓRICA

DANÇA AFRO-BRASILEIRA: UM PATRIMÔNIO CULTURAL DE HERANÇA AFRO-DIASPÓRICA

As danças de influencias africanas no Brasilque não separamtradição de modernidade em uma dinâmica dialogal do que “era” com a eterna dúvida “do que virá a ser”direciona-nos em um cruzo de tempo e espaço no/do fazer artístico que nos apresenta como problematização: O que a dança afro brasileira, sistematizada por Mercedes Baptista, como um conceito de tradição afro descendente e como patrimônio cultural de herança da diáspora, tem a nos ensinar? O fundo é a luz refletida nos elementos que podem definir as Danças afro-brasileiras como um elemento cultural de heranças afro diaspórica. Para tanto, apresentamos como objetivo a análise do vídeo-dança: Ijo Alapini, (SANTOS, 2013) apresentado como danças performáticas afrodescendentes que considera “o corpo afro performático como instrumento de discurso e como ferramenta política”. Logo, procuramos analisar as escolhas, os conceitos e os processos que envolveram a composição coreográfica e as inspirações dos criadores do vídeo-dança, manifestados nos princípios estéticos vislumbrados como um elemento cultural de heranças afrodiaspórica. Para tanto, buscou-se autores como (SILVA JÚNIOR, 2007), que epistemologicamente, trata as experiências dos corpos que vivenciaram experiências de danças com Mercedes Baptista, como uma ruptura com as técnicas eurocentradas, apresentando possibilidades de que esta dança de Mercedes Baptista se configura como prática, estilo e repertório próprio. Outras fontes de orientação para este escrito são: (HAMPATÉ BÂ, 2010), que respalda a oralidade como lugar epistêmico e (SERRANO e WALDEMAN, 2010), que evidencia a dubiedade: tradição e modernidade a base dialógica sobre a vontade de resistência. Este diálogo foi feito por meio de Leitura e de consultas audiovisuais de apoio como o documentário: Balé de Pé no Chão, (SANTIAGO e MONTEIRO, 2005) alémdo objeto: vídeo-dança: Ijo Alapini, (SANTOS, 2013) nesta perspectiva as danças afro-brasileiras oferecem a possibilidade de seremum dos ensinamentos de África, no Brasil e no Mundo.

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DANÇA AFRO-BRASILEIRA: UM PATRIMÔNIO CULTURAL DE HERANÇA AFRO-DIASPÓRICA

  • DOI: 10.22533/at.ed.93420170914

  • Palavras-chave: DDanças Afro-brasileiras. Mercedes Baptista. Oralidade. Ensinamentos africanos.

  • Keywords: Afro Brazilian Dances. Mercedes Baptista. Orality. African teachings.

  • Abstract:

    The dances of African influences in Brazil that do not separate the tradition of modernity in a dialogical dynamic of what “was” with the eternal doubt “of what will become” directs us in a cross of time and space in / of artistic making that we presents as problematization: What does Afro-Brazilian dance, systematized by Mercedes Baptista, as a concept of Afro-descendant tradition and as a cultural heritage of diaspora heritage, have to teach us? The background is the light reflected in the elements that can define Afro-Brazilian Dances as a cultural element of Afro diasporic heritage. For this purpose, we present as an objective the analysis of video dance: Ijo Alapini, (SANTOS, 2013) presented as Afro-descendant performance dances that considers “the Afro-performing body as an instrument of speech and as a political tool”. Therefore, we seek to analyze the choices, concepts and processes that involved the choreographic composition and the inspirations of the creators of video dance, manifested in the aesthetic principles envisioned as a cultural element of aphrodiaspore heritages. To this end, authors were sought, such as (SILVA JÚNIOR, 2007), who epistemologically treats the experiences of the bodies that experienced dances with Mercedes Baptista, as a break with Eurocentric techniques, presenting possibilities that this dance by Mercedes Baptista it sets up its own practice, style and repertoire. Other sources of guidance for this writing are: (HAMPATÉ BÂ, 2010), which supports orality as an epistemic place and (SERRANO e WALDEMAN, 2010), which highlights dubiousness: tradition and modernity the dialogical basis on the will to resistance. This dialogue was made through Reading and supportive audiovisual consultations such as the documentary: Balé de Pé no Chão, (SANTIAGO and MONTEIRO, 2005) in addition to the object: video-dance: Ijo Alapini, (SANTOS, 2013) in this perspective the Afro-Brazilian dances offer the possibility of being one of the teachings of Africa, in Brazil for the World.

  • Número de páginas: 22

  • Francisco Elismar da Silva junior
  • ARTENILDE SOARES DA SILVA
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