Visualizações

2

ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A PERSPECTIVA DA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

Neste trabalho foi analisado uma experiência didática ocorrida a partir da realização de uma oficina pedagógica desenvolvida em conjunto com a disciplina de Prática Enquanto Componente Curricular (PECC) do curso de Licenciatura em Química. A finalidade imediata dessa integração foi estimular e auxiliar futuros professores de química a realizar planejamentos integrados, interdisciplinares, colaborando e aumentando a possibilidade de desenvolverem, principalmente, conceitos químicos, físicos e biológicos de forma integrada. Para isso foi desenvolvida uma oficina através de um experimento utilizando a luz negra e extratos de plantas, com objetivo de explorar conceitos sobre luz, ondas e plantas a partir da experimentação. Apresentaremos aqui o material produzido e desenvolvido com estudantes de ensino fundamental através de uma oficina, a qual foi ser explorada de forma interdisciplinar, assim como um levantamento das dificuldades e das potencialidades encontradas nessa tentativa.

ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A PERSPECTIVA DA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

DOI: 10.22533/at.ed.86620190611

Palavras chave: Interdisciplinaridade, metodologia, ensino-aprendizagem

Keywords: Interdisciplinarity, methodology, teaching-learning

Abstract:

In this work, a didactic experience from an educational workshop developed in conjunction with the discipline of Practice as a Curricular Component (PECC) of the Chemistry Degree course was analyzed. The immediate purpose of this integration was to encourage and assist future chemistry teachers to carry out integrated, interdisciplinary planning, collaborating and increasing the possibility of developing, mainly, chemical, physical and biological concepts in an integrated manner. For this, a workshop was developed through an experiment using black light and plant extracts, with the aim of exploring concepts about light, waves and plants from the experiment. We will present here the material produced and developed with elementary school students through a workshop, which was to be explored in an interdisciplinary way, as well as a survey of the difficulties and potential found in this attempt.

Autores

  • Lucilene Lösch de Oliveira
  • Pâmela Daniely Schwertner Werner
  • Ana Rita Kraemer da Fontoura
  • Samile Martel Rhoden