Visualizações

5

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS: BUSCANDO PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO ESCOLAR

  A presente pesquisa apresenta uma investigação acerca da temática dos instrumentos avaliativos. Torna-se cada vez mais necessária a reflexão da prática docente utilizada, no sentido de se obter respostas quanto a efetividade das formas de avaliação adotadas pelo professor, bem como das contribuições na formação dos sujeitos enquanto seres reflexivos e argumentativos. Neste sentido, a avaliação não assume um caráter verificativo, mas sim, de construção a partir de um modelo teórico de educação e ciência. Como objetivo, investigou-se os instrumentos avaliativos utilizados por um professor de química, que atua em uma escola estadual na cidade de Bagé-RS e verificou-se a perspectiva do mesmo e de seus alunos, do nono ano do ensino fundamental, a respeito de tais instrumentos. A metodologia utilizada foi de pesquisa de campo, de caráter exploratório. Foram descobertos quais instrumentos avaliativos são empregados nas aulas de químicas e como colaboram para o processo de ensino e aprendizagem.

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS: BUSCANDO PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO ESCOLAR

DOI: 10.22533/at.ed.86620190614

Palavras chave: Instrumentos avaliativos; Química; Ensino e aprendizagem.

Keywords: Assessment instruments; Chemistry; Teaching and learning

Abstract:

This research investigates the theme assessment instruments in a public elementary school. Recently, it has become increasingly necessary to reflect on the teaching practices used in schools in order to evaluate the effectiveness of assessment instruments implemented by teachers, as well as the contributions of these instruments in forming the subjects as reflective and argumentative beings. In this sense, the assessment does not assume a judgment character, but a constructive one, based on a theoretical model of education and science. The objective of this research was to evaluate the assessment instruments used by a chemistry teacher in a public elementary school in the city of Bagé-RS-Brazil, and to determine the perspective of both the teacher and his students towards the assessment instruments. The methodology used in this research was the exploratory field. The results of this study identify the types of assessment instruments used in chemistry classes, as well as their effectiveness in aiding the teaching and learning processes.

Autores

  • Carlos Alberto Soares dos Santos Filho
  • Morgana Welke
  • André de Azambuja Maraschin
  • Claudete da Silva Lima Martins