Visualizações

8

INTEGRANDO EDUCAÇÃO, QUÍMICA E TECNOLOGIA: INOVAÇÕES NO ENSINO INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

O presente trabalho é um relato sobre uma Prática Profissional Integrada realizada com alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi, envolvendo as disciplinas de Bioquímica, Análise Instrumental e Tecnologia da Informação Aplicada à Educação. Nesta atividade, se observou o processo de aprendizagem quando o ensino é abordado de forma interdisciplinar. Os acadêmicos foram instigados, inicialmente, a selecionar artigos científicos que integrassem as áreas de Bioquímica e Análise Instrumental e criar maquetes de cada instrumento de análise, previamente escolhido por cada grupo. Em seguida, foram desafiados a criar uma animação com as ferramentas trabalhadas na disciplina de Tecnologia da Informação, simulando o funcionamento do respectivo instrumento. Este processo demonstrou que a interdisciplinaridade tem grande importância para uma aprendizagem significativa, resultando em uma forma dinâmica de ensinar química, porém precisa ser pensado conforme a natureza do conteúdo e condições humanas diferenciadas durante o processo de interação.

INTEGRANDO EDUCAÇÃO, QUÍMICA E TECNOLOGIA: INOVAÇÕES NO ENSINO INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

DOI: 10.22533/at.ed.86620190615

Palavras chave: Interdisciplinaridade, aprendizagem, análises

Keywords: Interdisciplinarity, learning, analyses

Abstract:

The present work is a report about an Integrated Professional Practice conducted with students of the chemistry degree course at the Federal Farroupilha Institute campus Panambi, involving the subject areas of Biochemistry, Instrumental Analysis and Information Technology Applied to the Education. The academics were instigated, initially, to select scientific files that integrate the fields of Biochemistry and Instrumental Analysis and create models of each analytical tool, previously chosen for each group. Then, were challenged to create an animation with the tools worked in the discipline of Information Technology, simulating the operation of the respective instrument. This process demonstrated the great importance of interdisciplinarity for meaningful learning, resulting in a dynamic way of teaching chemistry, however it needs to be thought according to the nature of the content and different human conditions during the interaction process.

Autores

  • Samile Martel Rhoden
  • Fabiana Beck Pires
  • Glaucia Luciana Keidann Timmermann
  • Larissa de Lima Alves
  • Lucilene Losh de Oliveira