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ASSOCIATIVISMO COMO FORMA DE AGREGAR VALOR: UM ESTUDO COM PEQUENAS PROPRIEDADES LEITEIRAS DO OESTE DE SANTA CATARINA

  No atual contexto competitivo, a busca pela comercialização de maior quantidade e qualidade dos produtos de origem agrícola, vem trazendo uma gama de oportunidades e benefícios para alguns produtores, assim como podem gerar prejuízos e impertinências para outros. Este artigo visa analisar o associativismo como forma de geração de valor na cadeia leiteira do Oeste Catarinense. Através de uma pesquisa qualitativa e aplicada, buscou-se verificar a viabilidade do associativismo como alternativa para a comercialização conjunta da produção leiteira de diversas propriedades rurais de um pequeno município da região oeste de Santa Catarina. A partir dos levantamentos realizados, identificou-se que a implantação de uma associação de produtores, traria benefícios mútuos com a venda conjunta da produção, proporcionando um aumento médio em seu faturamento de até 23%. Conclui-se que o associativismo é capaz de gerar vantagem competitiva aos produtores, cumprindo seu papel de fortalecer a agricultura familiar, contribuindo com a continuação de suas atividades no campo através da melhora de seus resultados e agregando valor a produção local.  

ASSOCIATIVISMO COMO FORMA DE AGREGAR VALOR: UM ESTUDO COM PEQUENAS PROPRIEDADES LEITEIRAS DO OESTE DE SANTA CATARINA

DOI: 10.22533/at.ed.0472023093

Palavras chave: Associativismo. Cadeia leiteira. Agregar valor.

Keywords: Associativism. Dairy chain. Aggregate value.

Abstract:

In the current competitive context, the search for the commercialization of greater quantity and quality of products of agricultural origin, has been bringing a range of opportunities and benefits for some producers, as well as they can generate losses and impertinences for others. This article aims to analyze the Associativism (Business Associations/Partnerships) as a way of generating value in the dairy chain of Western Santa Catarina. Through a qualitative and applied research, we sought to verify the viability of Associativism as an alternative for the joint commercialization of dairy production from several rural properties in a small municipality from the western region of Santa Catarina. From the surveys carried out, it was identified that the establishment of a producer association, would bring mutual benefits from the production’s joint sale, providing an average increase of up to 23% in revenue. In conclusion, Associativism is capable of generating competitive advantage to producers, fulfilling its role of strengthening family farming, contributing to the continuation of its activities in the field by improving its results and adding value to local production.

Autores

  • Franco Apolo Ruver
  • Giovani Nissola
  • Moacir Francisco Deimling