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PRODUÇÃO DE IOGURTE COMO TEMA GERADOR PARA UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO

Em função das diversas reações e fenômenos químicos, físicos e biológicos que ocorrem durante a fabricação de iogurte, este alimento torna-se um tema gerador interessante de ser explorado em sala de aula, principalmente para a aprendizagem de conceitos da área de ciências da natureza. O objetivo deste trabalho é sugerir propostas de abordagem para conteúdos e conceitos das disciplinas de química, biologia, física e matemática do ensino médio. As propostas foram delineadas com base em atividades desenvolvidas ao longo de uma Prática Profissional Integrada do 3º ano do curso Técnico Integrado em Química do IFFAR – Campus Panambi, acrescidas de outras sugestões de abordagem.  Alguns dos aspectos explorados foram as características químicas da matéria-prima e do produto, a etapa de fermentação, os micro-organismos e os fenômenos bioquímicos e físicos envolvidos, a produção de gráficos e de funções matemáticas que descrevem o processo, entre outras sugestões. O que apresentamos neste artigo permite perceber que há uma ruptura na organização linear dos conteúdos, rompendo com aquela tradicionalmente ensinada. Assim, os estudantes podem perceber a presença de fenômenos da natureza em sala de aula e interferirem de forma crítica na realidade que os cerca. 

PRODUÇÃO DE IOGURTE COMO TEMA GERADOR PARA UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO

DOI: 10.22533/at.ed.86620190617

Palavras chave: interdisciplinaridade, ciências da natureza, alimento

Keywords: interdisciplinarity, natural sciences, food

Abstract:

Due to the various chemical, physical and biological reactions and phenomena that occur during the manufacture of yogurt, this food becomes an interesting generating theme to be explored in the classroom, mainly for learning concepts in the field of natural sciences. The aim of this paper is to suggest proposals for approaching content and concepts in the subjects of chemistry, biology, physics and mathematics in high school. The proposals were outlined based on activities developed during an Integrated Professional Practice of the 3rd year of the Integrated Technical Course in Chemistry at IFFAR - Campus Panambi, plus other approach suggestions. Some of the aspects explored were the chemical characteristics of the raw material and the product, the fermentation stage, the microorganisms and the biochemical and physical phenomena involved, the production of graphics and mathematical functions that describe the process, among other suggestions. We show in this article that there is a rupture in the linear organization of the contents, breaking with that traditionally taught. Thus, students can perceive the presence of nature phenomena in the classroom and critically interfere in the reality that surrounds them.

Autores

  • Larissa de Lima Alves
  • Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher
  • Samile Martel Rhoden
  • Taigor Quartieri Monteiro