Visualizações

3

ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL AO DESCARTE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

O estudo integrado dos fatores ambientais pode ser amplamente avaliado durante experimentos práticos. Essa abordagem consiste em uma importante ferramenta didática no ensino fundamental. Nesse contexto, estudantes do nono ano coletaram resíduos orgânicos e construíram uma composteira reutilizando resíduos plásticos. O experimento foi monitorado periodicamente quanto a parâmetros químicos-físicos e biológicos. A transformação dos resíduos orgânicos em composto e chorume, bem como suas características físico-químicas foram analisadas. A colonização por organismos foi discutida e associada às condições químicas e físicas do experimento. Cada alteração no aspecto do composto foi examinada, com o propósito de esclarecer os processos que ocorrem durante a decomposição. A realização dessa prática permitiu concluir que a utilização de técnicas não convencionais de aprendizagem estimula e desenvolve o exercício do método científico e aplicação de conceitos teóricos. Além disso, viabilizou-se uma possibilidade sustentável no descarte de resíduos orgânicos domésticos.

ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL AO DESCARTE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

DOI: 10.22533/at.ed.8662019062

Palavras chave: compostagem, educação ambiental, ciclagem de nutrientes.

Keywords: composting, environmentaleducation, nutrientcycling.

Abstract:

The integrated study of environmental factors can be widely evaluated during practical experiments. This approach is an important tool for teaching in elementary education. In this context, ninth-grade students collected organic residue and built a composter with plastic waste. The experiment was monitored periodically for chemical, physical and biological parameters. The study analyzed both the transformation of organic waste into compost, slurry and natural fertilizer sand its physical-chemical characteristics. Also, the colonization by organisms was discussed and associated with the experiment’s chemical and physical conditions. The observed changes in the compost’s aspect were examined in order to clarify the physical and chemical processes that occur during the decomposition. This practice allows us to conclude that the use of non-conventional learning techniques provides stimulation and develops the scientific method practice and the application of theoretical concepts. In addition, it was evidenced that there is a sustainable possibility in the disposal of organic waste.

Autores

  • Andréia Anele De Bortolli Pasa
  • Ledyane Rocha Uriartt
  • Rodrigo Lapuente de Almeida