Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O USO DA BORRACHA DE PNEUS EM LIGANTES ASFÁLTICOS

O USO DA BORRACHA DE PNEUS EM LIGANTES ASFÁLTICOS

              Atualmente o Brasil possui uma malha rodoviária muito extensa e de suma importância para o processo de transporte de cargas e locomoção urbana. Neste contexto a região Sudeste destaca-se, pois apresenta a maior malha rodoviária do país, com Minas Gerais contendo cerca de 16% de toda a malha rodoviária do Brasil. E as condições destas estão bem abaixo do esperado.

De acordo com um levantamento feito em 2010, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Minas Gerais há mais de 7689 quilômetros de rodovias federais e são as que estão em piores situações. Dessas, 27,5% são controladas pela União, sendo consideradas como ruins ou péssimas. Portanto, Minas Gerais precisa de uma técnica que possa amenizar tais dados, e que seja economicamente e tecnologicamente viável. Com isso, a utilização de pneumáticos em ligantes asfálticos (asfalto-borracha) para a pavimentação de rodovias é um processo considerado promissor.

O projeto em questão tem como objetivo estudar o uso do asfalto-borracha no estado de Minas Gerais, analisando sua viabilidade, e provando seus benefícios em relação à mecânica do asfalto convencional, à economia e à sustentabilidade do meio. Através de pesquisas bibliográficas, estudos sobre órgãos e entidades atuantes na área, trabalho em campo e em laboratório, obtiveram-se resultados de desempenho promissor que, se aplicados em campo, podem beneficiar todo o estado.

Ler mais

O USO DA BORRACHA DE PNEUS EM LIGANTES ASFÁLTICOS

  • DOI: 10.22533/at.ed.85920170919

  • Palavras-chave: Pavimento de Qualidade, Asfalto- borracha, Sustentabilidade

  • Keywords: Quality Floor, Asphalt-rubber, Sustainability

  • Abstract:

    Currently, Brazil has a very extensive and extremely important road network for the process of cargo transportation and urban locomotion. In this context, the Southeast region stands out, as it has the largest road network in the country, with Minas Gerais containing about 16% of the entire road network in Brazil. But their conditions are well below expectations.

    According to a survey carried out in 2010 by the National Transport Confederation (CNT), in Minas Gerais there are more than 7689 kilometers of federal highways and they are the ones that are in the worst situations. Of these, the Federal Government, being considered as bad or very bad, controls 27.5%. Therefore, Minas Gerais needs a technique that can mitigate such data, and that is economically and technologically viable. Thus, the use of tires in asphalt binders (asphalt-rubber) for paving roads is a process that is considered promising.

    The project in question aims to study the use of asphalt-rubber in the state of Minas Gerais, analyzing its viability, and proving its benefits in relation to the mechanics of conventional asphalt, the economy and the sustainability of the environment. Through bibliographic research, studies on organs and entities active in the area, field and laboratory work, promising performance results were obtained that, if applied in the field, can benefit the entire state.

  • Número de páginas: 4

  • Matheus Borges Lopes
Fale conosco Whatsapp