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capa do ebook ENSINO DE PALEONTOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ

ENSINO DE PALEONTOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ

A paleontologia é de fundamental importância para o estudo da Biologia, e tem como objetivos fornecer informações sobre a evolução biológica dos seres vivos através da análise de fósseis, além de julgar datações de formações geológicas. No Ensino Fundamental, percebe-se que o ensino de Paleontologia tem sido pouco trabalhado, ao mesmo tempo em que o mesma é de fundamental importância para o desenvolvimento de competências e habilidade sobre o tema Evolução. As pesquisas no Ensino de Ciências tem apontado que os Parâmetros Curriculares Nacionais não mobiliza a contento a Paleontologia nas Ciências Naturais. Neste sentido, o trabalho investigou o nível de conhecimentos dos alunos da rede pública de Juazeiro do Norte – Ceará em relação a Paleontologia. Para isso, delineou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória, no qual aplicou-se um questionário a um total de 189 alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental. O questionário continha perguntas sobre Paleontologia, atividades do paleontólogo, visualização de fósseis, local de visualização do fóssil, conhecimento sobre a existência de fósseis no Brasil, conhecimento sobre dinossauros, existência e convivência deste com o homem. Os dados analisados evidenciam que 78% responderam que sabem o que é Paleontologia e definiram corretamente. 38% afirmaram já ter visto e que sabem o que é um fóssil. 34% relatam não saberem da existência de fósseis no Brasil. 55% definiram razoavelmente o que é um dinossauro. 31,1% afirmaram que o homem conviveu com dinossauros e 3,5% não acreditam na existência dos mesmos. Conclui-se com isso que o ensino de paleontologia no Ensino Fundamental é imprescindível, uma vez que os dados da pesquisa demonstra, uma deficiência em relação ao nível de conhecimento dos alunos quanto a Paleontologia ao tempo em que destaca-se a importância desta para o Ensino de Ciências.

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ENSINO DE PALEONTOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ

  • DOI: 10.22533/at.ed.09220180912

  • Palavras-chave: Paleontologia. Ensino de Ciências. Escolas públicas

  • Keywords: Paleontology. Science teaching. Public schools

  • Abstract:

    Paleontology is of fundamental importance for the study of Biology, and aims to provide information on the biological evolution of living beings through the analysis of fossils, in addition to judging dates of geological formations. In Elementary Education, it is clear that the teaching of Paleontology has been little worked, at the same time that it is of fundamental importance for the development of competences and skills on the theme of Evolution. Research in Science Education has pointed out that the National Curriculum Parameters does not successfully mobilize Paleontology in the Natural Sciences. In this sense, the work investigated the level of knowledge of students from public schools in Juazeiro do Norte - Ceará in relation to Paleontology. For this, a quantitative, descriptive and exploratory research was designed, in which a questionnaire was applied to a total of 189 students in the 9th grade of elementary school. The questionnaire contained questions about Paleontology, paleontologist activities, fossil visualization, fossil visualization knowledge about the existence of fossils in Brazil, knowledge about dinosaurs existence and their coexistence with man. The analyzed data show that 78% answered that they know what paleontology is and defined it correctly. 38% said they have seen it and know what a fossil is. 34% report not knowing about the existence of fossils in Brazil. 55% reasonably defined what a dinosaur is. 31.1% stated that man lived with dinosaurs and 3.5% did not believe in their existence. It is concluded with this that the teaching of paleontology in Elementary Education is essential, since the data of the research demonstrates, a deficiency in relation to the level of knowledge of the students about Paleontology and its importance in Science Education.

  • Número de páginas: 11

  • Antônio Carlos Gomes Silva
  • Crislaine Teixeira da Silva
  • Damiana Patrícia Viana Duarte
  • Norma Suely Ramos Freire Bezerra
  • Cicero Magérbio Gomes Torres
  • Alexandro Rodrigues Dantas
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