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O desenvolvimento da capacidade inovativa como recurso estratégico em organizações egressas de incubadoras de base tecnológica

O artigo teve por objetivo identificar os instrumentos e mecanismos organizacionais que propiciam o desenvolvimento das capacidades inovativas das empresas egressas de incubadoras de base tecnológica, vinculadas às universidades comunitárias do Rio Grande do Sul. Para isso foi realizada uma Pesquisa empírica, de abordagem qualitativa e natureza descritiva, realizada mediante estudo de casos múltiplos em 21 empresas egressas de IEBTs do Rio Grande do Sul. Os dados foram organizados e analisados por intermédio da análise de conteúdo. Os principais resultados mostram que o desenvolvimento da CI ocorreu por meio de comportamentos e habilidades, rotinas e processos e mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento que sustentam o desenvolvimento das dimensões produto, processo e comportamental. Evidenciou que as empresas egressas de IBTs necessitam de capacidade de inovação para sobreviveram no mercado. Estas inovações são relacionadas às inovações em produto, processo e comportamental. 

 

 

 

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O desenvolvimento da capacidade inovativa como recurso estratégico em organizações egressas de incubadoras de base tecnológica

  • DOI: 10.22533/at.ed.16620280710

  • Palavras-chave: Capacidade inovativa. Empresas de base tecnológica. Economias emergentes.

  • Keywords: Innovative capacity. Technology-based companies. Emerging economies.

  • Abstract:

    The article aimed to identify the instruments and organizational mechanisms that provide the development of innovative capacities for companies coming out of technology-based incubators, linked to community universities in Rio Grande do Sul. For this, an empirical research was carried out, with a qualitative approach and nature descriptive, carried out by studying multiple cases in 21 companies graduating from IEBTs in Rio Grande do Sul. The data were organized and analyzed through content analysis. The main results show that the development of IC occurred through behaviors and skills, routines and processes and mechanisms of learning and knowledge governance that support the development of the product, process and behavioral dimensions. It showed that the companies that left IBTs need innovation capacity to survive in the market. These innovations are related to product, process and behavioral innovation

  • Número de páginas: 22

  • Jorge Oneide Sausen
  • Carlos Ricardo Rossetto
  • Clarice Vepo do Nascimento Welter
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