O IMPACTO DA TELEDUCAÇÃO EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO EM SAÚDE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Nos últimos anos houve um crescimento da oferta e procura por cursos superiores a distância no país. Esse aumento de interesse teve fundamento nas diferenças metodológicas dessa modalidade consubstanciada pela evolução das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC). Seu público alvo é formado por pessoas que tem pouca disponibilidade de horários para o ensino presencial. Assim, este estudo analisou o impacto da teleducação em cursos de especialização lato sensu Gestão em Saúde na modalidade a distância, no polo de Boa Vista-RR. Para o alcance desse objetivo buscou-se determinar o grau de satisfação dos discentes matriculados em oferta, assim como analisar se a metodologia adotada foi satisfatória e, da mesma forma, compreender os principais desafios enfrentados pelos mesmos durante a trajetória do curso. A pesquisa foi do tipo bibliográfica, descritiva, de campo, com survey e de caráter qualiquantitativo, cuja coleta de dados se deu através de questionários com perguntas fechadas. Os resultados apontam que o curso de especialização lato sensu Gestão em Saúde, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas, atingiu grau razoável de satisfação dos alunos, o que causou um impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem. Foi possível, ainda, analisar a satisfação da classe acadêmica em relação à metodologia aplicada como parcialmente positiva. Também foi possível compreender os principais desafios enfrentados pelos discentes durante a trajetória do curso, sendo em sua maioria problemas ocasionados pela baixa qualidade do sinal de internet e pelas dificuldades encontradas para conciliar estudo, trabalho e família.

O IMPACTO DA TELEDUCAÇÃO EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO EM SAÚDE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

DOI: 10.22533/at.ed.04720230911

Palavras chave: Desafios Acadêmicos. Satisfação Acadêmica. Recomendações Pedagógicas.

Keywords: Academic Challenges. Academic Satisfaction. Pedagogical Recommendations.

Abstract:

In recent years there has been a growth in supply and demand for Distance Higher Education courses in the country. This increase of interest was based on the methodological differences of this modality embodied in the Evolution of Digital Information and Communication Technologies (DTIC). Its target audience is formed by who have limited availability for on-site teaching. Thus, this study analyzed the impacto of tele-education in lato sensu specialization courses in Health Management in distance learning courses, in Boa Vista-RR. In order to achieve this goal, there was an effort to determine the degree of satisfaction of the students enrolled on offer, as well as to analyze whether the methodology adopted was satisfactory and, likewise, to understand the main challenges faced by them during the course. The research was of a bibliographic, descriptive, fieldwork type, with a survey and of a qualitative and quantitative character, whose data collection was done through questionnaires with closed questions. The results indicate that the lato sensu specialization course in Health Management, offered by the Federal University of Amazonas has reached a reasonable degree of student satisfaction, which has had a positive impact on the teaching-learning process. It was also conceivable to analyze the satisfaction of the academic class in relation to the methodology applied as partially positive. In addition, it was also possible to understand the main challenges faced by the students during the course, most of which were problems caused by the low quality of the internet signal and the difficulties encountered in reconcilie study, work and family

Autores

  • Cláudia Rayanes de Carvalho
  • Chrystyan Bezerra de Sousa
  • Aymêe Costa Cardoso
  • Sezilde Regina Trindade de Araújo
  • Jurandir Dutra