Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O teatro como ferramenta metodológica no ensino de ciências.

O teatro como ferramenta metodológica no ensino de ciências.

No tocante a questão da relação entre ensino e aprendizagem, é necessário fazer a quebra de um paradigma ainda muito existente: discente aprende apenas “com papel e caneta na mão”; pois a educação é um processo que deve instigar o aluno e torná-lo ativo dentro da construção do conhecimento. É válido salientar, portanto, que as técnicas lúdicas são excelentes maneiras de expor aos discentes (se tratando dos mais jovens, principalmente) como a aprendizagem pode ser um processo leve, divertido e prazeroso. A exemplo, podemos citar uma dessas atividades lúdicas que bastante se destaca, a peça teatral, pois nela o aluno pode construir os adereços que serão utilizados, se divertir e usar a criatividade para dar vida ao “roteiro” que será apresentado à turma e interagir mais com os colegas, gerando assim uma troca de conhecimentos. Tal atividade foi colocada a prova em sala de aula, onde através de uma metodologia simples, foi comprovado o êxito em seu objetivo. 

Ler mais

O teatro como ferramenta metodológica no ensino de ciências.

  • DOI: 10.22533/at.ed.09220180913

  • Palavras-chave: Ludicidade, aprendizagem, conhecimento, criatividade, teatro.

  • Keywords: Playfulness, learning, knowledge, creativity, theater.

  • Abstract:

    Regarding the question of the relationship between teaching and learning, it is necessary to break a still very existing paradigm: students learn only “with paper and pen in hand”; because education is a process that should instigate the student and make him active within the construction of knowledge. It is worth noting, therefore, that playful techniques are excellent ways to expose to students (especially the youngest ones) how learning can be a light, fun and pleasurable process. For example, we can mention one of these playful activities that stands out a lot, the play, because in it the student can build the props that will be used, have fun and use creativity to give life to the “script” that will be presented to the class and interact more with colleagues, thus generating an exchange of knowledge. This activity was put to the test in the classroom, where through a simple methodology, the success in its objective was proven.

  • Número de páginas: 11

  • Raniéria Farias L. Duarte
  • Maria Necilyan F. Martins
  • Mateus Pereira Santana
  • Marcos José Ferreira Lima
Fale conosco Whatsapp