Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: ATUAÇÃO DOS EDUCADORES

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: ATUAÇÃO DOS EDUCADORES

O meio ambiente engloba tudo que compõe a natureza, tanto os seres humanos como os elementos abióticos existentes, e todos estes estão interligados em uma grande e intensa conexão. Sabe-se que há inúmeros problemas no eixo ambiental que precisam ser discutidos por toda a sociedade, nesse contexto, faz-se necessário a educação ambiental, que surge como uma ferramenta importante. Nesse sentido, o presente estudo centra-se sobre a ótica do papel do educador no contexto ambiental no ensino superior em saúde. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa descritiva exploratória nos quatros Campus das Universidades Estaduais da Bahia. Em que foi aplicado de um questionário semiestruturado a 27 professores dos cursos: Enfermagem, Medicina, Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Odontologia das referidas unidades de ensino. Pode ser levantado que a educação ambiental fica em segundo plano nas aulas dos referidos cursos, isso porque não há disciplinas específicas para este estudo, mesmo o ambiente possuindo tamanha influência na vida e fazendo parte do currículo de graduação em saúde. Paralelo a isso vale salientar que para uma boa formação, espera-se que o profissional baseie as suas ações nas diferentes áreas do conhecimento, e que não possua apenas conhecimentos específicos da área profissional escolhida, que tenha uma visão de mundo ampliada, com um senso crítico e transformador da sociedade, pois o meio ambiente é um fator determinante da saúde.

Ler mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: ATUAÇÃO DOS EDUCADORES

  • DOI: 10.22533/at.ed.68520100816

  • Palavras-chave: Educação ambiental. Ensino. Saúde ambiental. Meio ambiente.

  • Keywords: Environmental education. Teaching. Environmental health. Environment.

  • Abstract:

    The environment encompasses everything that makes up nature, both human beings and existing abiotic elements, and all of these are interconnected in a great and intense connection. It is known that there are countless problems in the environmental axis that need to be discussed by the whole society, in this context, environmental education is necessary, which appears as an important tool. In this sense, the present study focuses on the perspective of the role of the educator in the environmental context in higher education in health. It was a qualitative descriptive exploratory research in the four Campus of the State Universities of Bahia. In which a semi-structured questionnaire was applied to 27 teachers of the courses: Nursing, Medicine, Pharmacy, Biomedicine, Physiotherapy, Psychology, Nutrition and Dentistry of the referred teaching units. It could be raised that environmental education is in the background in the classes of those courses, because there are no specific subjects for this study, even though the environment has such an influence on life and is part of the undergraduate health curriculum. Parallel to this, it is worth noting that for a good training, it is expected that the professional bases his actions in the different areas of knowledge, and that he does not have only specific knowledge of the chosen professional area, that he has an expanded world view, with a sense critical and transforming society, since the environment is a determinant factor of health.

  • Número de páginas: 15

  • Denise Lima Magalhães
  • Elaine Santos da Silva
  • Jaqueline Pereira Alves
  • Ane Carolline Donato Vianna
  • Adson da Conceição Virgens
  • Leandro da Silva Paudarco
  • Daniela Teixeira de Souza
  • Anne Layse Araújo Lima
  • Alyson Matheus Magalhães Silva
  • Vanda Santana Gomes
  • Paula Mônica Ribeiro Cruz Viana
  • Cinoélia Leal de Souza
Fale conosco Whatsapp