Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook PENSANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM MUSEUS: EXPERIÊNCIA NA CASA DA DESCOBERTA

PENSANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM MUSEUS: EXPERIÊNCIA NA CASA DA DESCOBERTA

O presente artigo pretende relatar as vivências e as possibilidades experienciadas no Museu Casa da Descoberta e ressaltar o papel do Museu ao assumir uma função cada vez mais social e inclusiva, como atividade pedagógica significativa. Os dados foram coletados numa visitação e observação que denominamos como uma pesquisa “o olhar sobre uma experiência no Museu”, onde contemplamos alunos tendo vivências e experiências sensíveis nesse Museu. Este trabalho objetivou conhecer o Museu como espaço não formal de educação, aproximando o público que frequenta com experimentos construídos para facilitar a compreensão de princípios e leis científicas a partir da interação do papel social do Museu e da construção do conhecimento e o respeito à inclusão e a diversidade. Nas análises dos dados, observamos as interações dos alunos com necessidades especiais e os seus colegas de turma, frente a um ambiente rico em experimentações e explicações científicas como o Museu Casa da Descoberta. O resultado desta interação é positivo, devido a possibilidade do aprendizado em ciências e identificação dos fenômenos naturais, eventos cotidianos e elementos científicos que, em determinadas situações, poderiam passar despercebidos. Estes foram os princípios que nortearam a concepção do artigo, através do aprofundamento da vivência e da reflexão sobre vários fatores ligados à inclusão e diversidade

Ler mais

PENSANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM MUSEUS: EXPERIÊNCIA NA CASA DA DESCOBERTA

  • DOI: 10.22533/at.ed.8552013071

  • Palavras-chave: Educação inclusiva, acessibilidade, comunicação, Museu Casa da Descoberta.

  • Keywords: : inclusive education, accessibility, communication, The Museum of Discovery.

  • Abstract:

    This article intends to inform the experiences and possibilities experienced in the Museum of Discovery (Museu Casa da Descoberta) and to emphasize the role of the museum in assuming an increasingly social and inclusive role as a significant pedagogical activity. The data were collected in a visitation and observation that we call as a research "the look on na experience in the Museum", where we contemplate students having sensory experiences in this museum. The objective of this research was to know the museum as a non - formal educational space, approaching the public that attends with experiments built with the intuit to facilitate the understanding of scientific principles and laws from the interaction of the social role in the museum and the construction of knowledge and the respect to the inclusion and diversity. In the analysis of the data, we observed the interactions of the students with special needs and their colleagues in the interactions of the students of the class in front of na environment rich in experimentations and scientific explanations that in the museum. The result of this interaction is positive, due to the possibility of learning in science and the identification of natural phenomenon, everyday events and scientific elements, which in certain situations could go unnoticed. These were the principles that guided the conception of the article, through deepening, experiencing, and reflection on several factors related to inclusion and diversity.

  • Número de páginas: 14

  • Kátia Arruda Dias
  • Prof.ª. Dr.ª Rosana Maria do Prado Luz Meireles
  • Prof.ª. Dr.ª Edicléa Fernandes Mascarenhas
  • Valéria Menezes Rodrigues da Costa
Fale conosco Whatsapp