Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo é um conhecimento particular do professor para o ensino de um tema específico de sua disciplina. Neste trabalho, propomos uma pesquisa teórica com o objetivo de identificar modelos que tratem sobre esse Conhecimento e destacar modelos que possam ser utilizados como referenciais para investigações sobre os conhecimentos necessários para a docência no ensino de Ciências. Para isso, acessamos textos disponíveis na literatura especializada sobre o tema, realizamos a leitura dos trabalhos e descrição dos modelos de interesse. Nesse processo, identificamos 12 modelos que incluem o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo como um componente da base de conhecimentos de professores e destacamos quatro modelos que, em nossa análise, apresentam maior potencial para orientar pesquisas com tema no âmbito do ensino de Ciências.

Ler mais

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

  • DOI: 10.22533/at.ed.8382020085

  • Palavras-chave: Conhecimento de Professores, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Ensino de Ciências, Pesquisa em Ensino de Ciências.

  • Keywords: Teacher Knowledge, Pedagogical Content Knowledge, Science Teaching, Research in Science Teaching.

  • Abstract:

    Pedagogical Content Knowledge is the teacher’s particular information for the teaching of a specific topic within it’s subject. In this project, we propose theoretical research in order to identify models that deal with this Knowledge and to highlight them so that they can be used as references for investigations on the knowledge necessary for tutoring in Science teaching. For this to be achieved, we access texts available in the technical literature on the matter, read projects and the description of the models selected for the study. In this process, we identified 12 models that include Pedagogical Content Knowledge as a component of teacher’s knowledge foundation and emphasized four them that, in our analysis, have the greatest potential to guide research in the Science Education sphere.

  • Número de páginas: 13

  • Gabriela Santiago de Carvalho
  • Robson Macedo Novais
Fale conosco Whatsapp