Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook UTILIZANDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA TRABALHAR COM TEMA CONCEITUAL: DROGAS, E SE EU USAR?

UTILIZANDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA TRABALHAR COM TEMA CONCEITUAL: DROGAS, E SE EU USAR?

Este trabalho foi realizado em um contexto de estágio curricular obrigatório de Regência I do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa – Campus Caçapava do Sul. Teve como objetivo avaliar a viabilidade da implementação e as possíveis adaptações necessárias, para trabalhar com o tema conceitual: “Drogas, e seu eu usar?” relacionando-o com alguns conceitos de hidrostática. As aulas foram estruturadas com base na dinâmica dos três momentos pedagógicos: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Na Problematização Inicial os alunos foram colocados em grupos para discussão do que são drogas e quais seus efeitos  no nosso corpo. Na Organização do Conhecimento, através de experimentação e aula expositiva dialogada, foram explicados os conceitos  relacionados à hidrostática presentes no consumo de vodca e maconha. Na aplicação do conhecimento foram feitas duas avaliações: a primeira pedia que os alunos descrevessem, de forma textual, quais critérios eles levavam em consideração para estabelecer o que era e o que não era droga; na segunda, os alunos traçaram um paralelo entre o efeito fisiológico da variação da pressão sanguínea e o experimento feito em sala de aula. Os alunos tiveram dificuldades de concentração nas aulas expositivas dialogadas e um aproveitamento insatisfatório na segunda avaliação que exigia explicação com base nos conceitos estudados. Apontou-se então três alternativas para melhorar o aprendizado dos alunos: realizar as aulas conceituais com recursos mais interativos; trabalhar a concentração dos alunos e usar diferentes formas de avaliação.

Ler mais

UTILIZANDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA TRABALHAR COM TEMA CONCEITUAL: DROGAS, E SE EU USAR?

  • DOI: 10.22533/at.ed.64710140817

  • Palavras-chave: Tema Conceitual, Abordagem de Temas, Três Momentos Pedagógicos, Estágio.

  • Keywords: Conceptual Theme, Themes Approach, Three Pedagogical Moments, Internship.

  • Abstract:

    This work was carried out in the context of a compulsory curricular internship in Regency. I take the Degree Course in Exact Sciences at Unipampa - Campus Caçapava do Sul. It aimed to evaluate the feasibility of the implementation and as possible necessary adaptations, to work with the conceptual theme: "Drugs, and what should I use?" relating it to some hydrostatic concepts. The classes were structured based on the three pedagogical moments: Initial Questioning, Knowledge Organization, and Application of Knowledge. In the Initial Problematization, students were used in groups to discuss what drugs are and what their effects on the body are. In the Knowledge Organization, through experimentation and expository dialogue, the concepts related to hydrostatics present in the consumption of vodka and marijuana were explained. In the application of knowledge, two questions were asked: the first question that students describe, in a textual way, which questions they took into consideration to define what was and what was not a drug; in the second, students drew a paragraph for the physiological effect of blood pressure variation and the experiment carried out in the classroom. The students had difficulties in concentrating on the lectured lectures and unsatisfactory performance in the second assessment, which requires explanation based on the concepts studied. Then, three alternatives were pointed out to improve students' learning: conduct conceptual classes with more interactive resources; work on student concentration and use different forms of assessment.

  • Número de páginas: 8

  • Paulo Henrique dos Santos Sartori
  • Leonardo Santos Souza
Fale conosco Whatsapp