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capa do ebook ROLEPLAYNG GAME (RPG) NO ENSINO DE EVOLUÇÃO

ROLEPLAYNG GAME (RPG) NO ENSINO DE EVOLUÇÃO

O Roleplaying Game (RPG) ou Jogo de Interpretação de Personagem vêm sendo aplicado por professores em diferentes componentes curriculares no Brasil e no mundo. Sabe-se que utilizar jogos didáticos para instrumentalizar disciplinas estimula o aluno a desenvolver capacidades que transformam o ofício do aprendizado em prazer pelo conhecimento. Desta forma, tendo o RPG como uma ferramenta de auxílio ao aprendizado e sabendo de seu potencial didático, surgiu a seguinte problemática: Dentre as investigações realizadas no campo do ensino de Evolução quais delas avaliaram o uso do RPG como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem? Diante desse questionamento o estudo se ateve ao seguinte objetivo: Apurar dentro do universo acadêmico as pesquisas no âmbito da Pós-Graduação que avaliaram a utilização do RPG no ensino de Evolução. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica na qual se utilizou do acervo eletrônico do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre investigações que empregaram o RPG no ensino de Evolução durante o período de 2008 a 2017. A amostra foi constituída por 24 pesquisas acadêmicas sendo 19 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado envolvendo o ensino de Evolução. Dos resultados apurados perante o universo amostral nenhuma delas avaliou o uso do RPG no ensino de Evolução. Considera-se que o RPG pode se constituir em uma estratégia didática ímpar para a interdisciplinaridade contribuindo para a qualidade não só do ensino de Ciências, mas de todas as disciplinas que estejam envolvidas. Ressalta-se, que os jogos não são a solução para o fracasso escolar, porém vale relembrar que diferentes estratégias são importantes para que se atinja o maior número de alunos em sala de aula, pois cada ser é único e o uso de diferentes estratégias favorece o alcance de todos.

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ROLEPLAYNG GAME (RPG) NO ENSINO DE EVOLUÇÃO

  • DOI: 10.22533/at.ed.83820200819

  • Palavras-chave: Jogos Didáticos; Ensino e Aprendizagem; Estratégia didática; Ensino de Ciências.

  • Keywords: Educational Games; Teaching and learning; Didactic strategy; Science teaching.

  • Abstract:

    The Roleplaying Game (RPG) or Character Interpretation Game has been applied by teachers in different curricular components in Brazil and worldwide. It is known that using educational games to instrumentalize disciplines stimulates the student to develop skills that transform the craft of learning into pleasure for knowledge. Thus, having RPG as a tool to aid learning and knowing its didactic potential, the following problem arose: Among the investigations carried out in the field of evolutionary teaching, which of them evaluated the use of RPG as a tool in the teaching and learning process ? In view of this questioning, the study adhered to the following objective: To investigate, within the academic universe, research in the scope of Postgraduate Studies that evaluated the use of RPG in the teaching of Evolution. This is a bibliographic research in which the electronic collection of the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) was used on investigations that used RPG in the teaching of Evolution during the period from 2008 to 2017. The sample was constituted by 24 academic researches, being 19 master's dissertations and 5 doctoral theses involving the teaching of Evolution. Of the results obtained in the sample universe, none of them evaluated the use of RPG in the teaching of Evolution. It is considered that RPG can constitute a unique didactic strategy for interdisciplinarity contributing to the quality not only of science teaching, but of all the disciplines that are involved. It should be noted that games are not the solution to school failure, but it is worth remembering that different strategies are important to reach the largest number of students in the classroom, as each being is unique and the use of different strategies favors everyone's reach.

  • Número de páginas: 15

  • Allysson do Nascimento
  • FABIO DE OLIVEIRA
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