Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook UTILIZAÇÃO DE UM APLICATIVO DE SMARTPHONE NO ENSINO DE FÍSICA

UTILIZAÇÃO DE UM APLICATIVO DE SMARTPHONE NO ENSINO DE FÍSICA

O uso da tecnologia e, em particular, do celular, é cada vez mais comum na sociedade. Porém, a escola ainda enfrenta dificuldades para utilizar estes recursos de modo que tanto estudantes quanto o professor sejam beneficiados por esta inovação. Hoje é possível encontrar ferramentas como aplicativos e programas de ensino online, oferecendo meios para aperfeiçoar a aprendizagem dos estudantes e possibilitar sua certificação em diferentes modalidades de cursos, entretanto, a avaliação é comumente presencial e executada no papel. Neste trabalho é apresentada uma proposta inovadora de utilizar o celular como ferramenta para aplicação de avaliações e criação de um banco de questões, favorecendo as atividades docentes e contribuindo para que o aluno compreenda que o celular pode ser um aliado em seu processo de aprendizagem e construção de novos conhecimentos em Física e Matemática. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho é a elaboração de um aplicativo para celular ou tablet para uso em sala de aula de maneira prática e confiável, visando estimular o interesse dos estudantes e ampliar seu desenvolvimento cognitivo nestas áreas de conhecimento.

Ler mais

UTILIZAÇÃO DE UM APLICATIVO DE SMARTPHONE NO ENSINO DE FÍSICA

  • DOI: 10.22533/at.ed.83820200821

  • Palavras-chave: Aplicativo para Smartphone. Avaliação. Ensino de Física. Tecnologia.

  • Keywords: Smartphone App. Evaluation. Teaching Physics. Technology.

  • Abstract:

    The use of technology and, in particular, cell phones, is increasingly common in society. However, the school still faces difficulties in using these resources so that both students and the teacher benefit from this innovation. Today it is possible to find tools such as applications and online teaching programs, offering the means to improve students' learning and enable their certification in different types of courses, however, the assessment is usually in person and performed on paper. This work presents an innovative proposal to use the cell phone as a tool for applying assessments and creating a question bank, favoring teaching activities and helping the student to understand that cell phones can be an ally in their learning and construction process new knowledge in Physics and Mathematics. Therefore, the main objective of this work is to develop a mobile or tablet application for use in the classroom in a practical and reliable way, aiming to stimulate students' interest and expand their cognitive development in these areas of knowledge.

  • Número de páginas: 12

  • Anderson Claiton Ferraz
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
  • Jean Louis Landim Vilela
Fale conosco Whatsapp