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capa do ebook A TRAJETÓRIA DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL NA BAHIA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO PROFISSIONAL

A TRAJETÓRIA DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL NA BAHIA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO PROFISSIONAL

As mudanças ocorridas no sistema educacional em resposta as exigências da reforma neoliberal do Estado brasileiro, desde a década de 1990, vêm trazendo significativos impactos para a formação e o trabalho profissional do Serviço Social. Nessa perspectiva, o presente estudo tem o intuito de refletir sobre as implicações das transformações societárias na formação e no trabalho profissional das (os) assistentes sociais a partir da análise da trajetória do Curso de Serviço Social no Estado da Bahia. Como resultado, observou-se que, por mais de cinco décadas, a Universidade Católica do Salvador (UCSAL) foi responsável pela formação das (os) assistentes sociais na Bahia. Além disso, contatou-se que, no período de 1944 a 2007, as instituições de ensino superior (IES) que ofertavam o Curso de Serviço Social na Bahia eram de natureza privada, com expressivo crescimento a partir do ano de 2006, quando a modalidade de ensino de Educação a Distância (EAD) passou a operar no País.

Sendo assim, diante dos reflexos da mercantilização e da precarização do ensino e de seus rebatimentos no trabalho profissional do Serviço Social, identificou-se a necessidade de pesquisas que possibilitem o conhecimento do processo de formação e do trabalho profissional das (os) assistentes sociais no Estado da Bahia a fim de identificar os limites e possibilidades no atual momento de crise e desmonte de direitos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo que tem como instrumento de análise livros, publicações e artigos sobre o tema.

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A TRAJETÓRIA DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL NA BAHIA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO PROFISSIONAL

  • DOI: 10.22533/at.ed.3572030071

  • Palavras-chave: Curso de Serviço Social, Formação e Trabalho Profissional.

  • Keywords: Courses of Social Service, Training and Professional Work.

  • Abstract:

    The changes that have occurred in the educational system in response to the demands of the neoliberal reform of the Brazilian State, since the 1990s, have brought significant impacts to the formation and professional work of Social Work. In this perspective, the present study aims to reflect on the implications of societal transformations in the formation and professional work of social workers, based on the analysis of the course of the Social Work Course in the State of Bahia. As a result, it was observed that, for more than five decades, the Catholic University of Salvador (UCSAL) was responsible for the training of social workers in Bahia. In addition, it was found that in the period from 1944 to 2007, the higher education institutions (HEIs) that offered the Social Service Course in Bahia were of a private nature, with significant growth starting in 2006, when the modality of distance education (EAD) began operating in the country. Thus, in view of the effects of commercialization and the precariousness of teaching and its refutation in the professional work of Social Work, it was identified the need for research that allows the knowledge of the training process and the professional work of the social workers in the State of Bahia in order to identify the limits and possibilities in the current moment of crisis and dismantling of rights. It is a qualitative study that has as an instrument of analysis books, publications and articles on the subject.

  • Número de páginas: 10

  • Maria de Fátima Pessôa Lepikson
  • Tâmara Leite Galvino de Almeida
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