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capa do ebook Formação Profissional em Música no Programa Residência Pedagógica

Formação Profissional em Música no Programa Residência Pedagógica

O capítulo foi baseado em texto anterior[1]  que teve como objetivo apresentar a experiência das 3 categorias de participantes do subprojeto “Música” do Programa Residência Pedagógica, orientadora, preceptora e residente. O subprojeto foi colocado em prática no  componente curricular Arte, da Educação Básica, encaminhado pelo Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá. O texto inicia descrevendo, criticamente, o trajeto do projeto, desde o lançamento do Edital pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, até as ações realizadas. Logo após, há o relato e reflexões sobre a experiência de atuação da preceptora, professora com formação em música, na disciplina Arte do Colégio Estadual Jardim Independência, Sarandi, PR, abordando aspectos relacionados ao acompanhamento e orientação dos residentes em suas práticas, as ações promovidas pelo programa e seus resultados no cotidiano escolar. Por fim,  um discente residente descreve sua experiência com o ensino de música, na disciplina Arte, em que foram abordadas a música indígena, por meio das manifestações da tribo Guarani, e a expressão paranaense do Fandango. Conclui-se que, apesar dos despropósitos administrativos e das dificuldades encontradas no sistema educacional, o projeto foi extremamente valioso para a formação inicial dos residentes e formação profissional das professoras de música envolvidas, da universidade e do colégio.



[1] Simpósio publicado nos Anais do XXIV Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical, 2019.

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Formação Profissional em Música no Programa Residência Pedagógica

  • DOI: 10.22533/at.ed.50320290616

  • Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica. Formação Profissional em Música. Música na Educação Básica.

  • Keywords: "Residência Pedagógica" Program. Professional Training in Music. Music in Basic Education.

  • Abstract:

    The chapter was based on a previous text that aimed to present the experience of the 3 categories of participants in the “Music” subproject of the Pedagogical Residency Program , advisor, preceptor (teacher tutor) and resident. The subproject was put into practice in the curricular component Art, of Basic Education (Elementary and High School), sent by the Music Department  of the Maringá State University. The text begins by critically describing the project's path, from the launch of the Public Notice by the Coordination for the Personnel Improvement of Higher Education , to the actions taken. Subsequently there is the report and reflections on the experience of the teacher tutor, a music teacher from Art discipline of the  Elementary and High State School - Jardim Independência, Sarandi, PR, addressing aspects related to the monitoring and orientation of residents in their practices, actions promoted by the program and its results in the school routine. Finally, a resident student describes his experience with teaching music, in the discipline Art, in which indigenous music was approached, through the manifestations of the Guarani tribe, and the Paraná expression of Fandango. It is concluded that, despite the administrative purposes and the difficulties found in the educational system, the project was extremely valuable for the initial training of residents and professional training of the music teachers involved, the university and the school.

  • Número de páginas: 31

  • Vania Malagutti Loth
  • Débora Santos Porta Calefi Pereira
  • Murilo Alves Ferraz
  • Cássia Virgínia Coelho de Souza
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