Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O PROGRAMA DE EXCELENCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A SISTEMÁTICA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO ESTRATÉGICO NAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE SARANDI – PR

O PROGRAMA DE EXCELENCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A SISTEMÁTICA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO ESTRATÉGICO NAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE SARANDI – PR

Tendo como ideia central, entender

e caracterizar o que vem a ser um sistema

de gestão do conhecimento estratégico e a

composição de seus subsistemas a fim de

identificá-los no contexto da rede municipal

de educação infantil na cidade de Sarandi,

Paraná é que o Programa de Excelência na

Educação Básica (PEEB) atividade de extensão

institucional da Unicesumar abre espaço para

tal investigação O propósito principal do (PEEB)

é o de oferecer suporte e assessoramento às

escolas da rede municipal da região noroeste

do Paraná na linha de gestão. Acredita-se

que este estudo permitirá a identificação de

contribuições estratégicas, e como estas podem

interferir no funcionamento organizacional.

Ter conhecimento e compartilhar afim de que

ele se propague ou se aprimore não é tarefa

simples. Muitos gestores escolares ainda

com pensamentos concentradores tendem a

repetir processos aprendidos no decorrer do

exercício da profissão e acabam por sufocar

o que já conquistou enquanto conhecimento

seja ele tácito ou explícito. Adotam postura

que bloqueiam ou não oportunizam novas

experiências, preferem se manter numa

posição de estabilidade e conforto sem quebrar

paradigmas. O limite deste trabalho é o da

rede municipal de educação infantil na cidade

de Sarandi, Paraná composta por 14 unidades

escolares. A metodologia adotada foi à

exploratória com apoio na bibiografia especifica

da área. Os dados foram levantados através de

questionário aplicado em todas as unidades e

a interpretação dos mesmos se deu de forma

quali e quantitativa

Ler mais

O PROGRAMA DE EXCELENCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A SISTEMÁTICA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO ESTRATÉGICO NAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE SARANDI – PR

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Educação de Qualidade; Gestão do Conhecimento; Gestão Escolar; Gestão Estratégica.

  • Keywords: Quality Education; Knowledge management; School management; Strategic management.

  • Abstract:

    The central idea is to understand

    and characterize what is a strategic knowledge

    management system and the composition of

    its subsystems in order to identify them in the

    context of the municipal education system

    in the city of Sarandi, Paraná. the Program

    for Excellence in Basic Education (PEEB)

    Unicesumar institutional extension activity opens up space for such research The main purpose of the PEEB is to provide support

    and advice to schools in the municipal network of the northwest region of Paraná in the

    line of management. It is believed that this study will allow the identification of strategic

    contributions, and how these may interfere in organizational functioning. Knowing and

    sharing in order to propagate or improve yourself is not a simple task. Many school

    managers still with concentrated thoughts tend to repeat processes learned during the

    exercise of their profession and end up stifling what they have already conquered as

    knowledge, be it tacit or explicit. They adopt a stance that blocks or does not allow new

    experiences; they prefer to remain in a position of stability and comfort without breaking

    paradigms. The limit of this work is that of the municipal child education network in

    the city of Sarandi, Paraná, made up of 14 school units. The methodology adopted

    was exploratory with support in the area-specific bibiography. Data were collected

    through a questionnaire applied in all units and their interpretation was qualitative and

    quantitative

  • Número de páginas: 15

  • Tania Regina Corredato Periotto
Fale conosco Whatsapp