Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook HORTA ESCOLAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA E INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA ESCOLA ESTADUAL DE ARAPUTANGA-MT

HORTA ESCOLAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA E INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA ESCOLA ESTADUAL DE ARAPUTANGA-MT

As atividades realizadas na horta escolar contribuem para os alunos compreenderem a necessidade da preservação do meio ambiente, desenvolverem a capacidade do trabalho em equipe e da cooperação, além de proporcionar um maior contato com a natureza. A horta da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, localizada na área urbana do município de Araputanga-MT, teve como objetivo ensinar aos alunos sobre a importância da alimentação saudável e cuidados com o meio ambiente de forma interdisciplinar. A horta foi construída a partir do Projeto “Plantando ideias, colhendo conhecimento! ”. Sob orientação de um agrônomo, foram manejados os canteiros que possuem formas geométricas, nos quais foram semeados cenoura, beterraba, rúcula, rabanete e salsinha. Após a construção inicial da horta, a mesma foi apresentada a cada turma de alunos e montado um cronograma de atividades para plantio, cultivo, irrigação e manejo da horta. Todos os dias uma turma de alunos, juntamente com o professor vai na horta e desenvolvem aulas de Biologia, Ciências e demais áreas de ensino. As hortaliças e verduras foram colhidas e servidas na merenda escolar, tornando o lanche mais saboroso e saudável. Em algumas hortaliças plantadas, ocorreu ataque de pragas, como lagartas e pulgões, que foram tratadas com fitossanitários. O projeto horta foi desenvolvido com todos os alunos da escola, no 1º e 2º semestres do ano de 2019, atingindo mais de 750 alunos.  Sendo assim, a implantação da horta como um espaço pedagógico estimulou a valorização do meio ambiente, as aprendizagens múltiplas e significativas, reforçando a interação do aluno com a disciplina. Diante do exposto, acredita-se que a realização deste projeto proporcionou um conhecimento adicional aos alunos que ultrapassou os limites da escola, incentivou os estudantes com suas famílias a construírem horta em suas residências e oportunizou a efetivação da Educação Ambiental de forma interdisciplinar.

Ler mais

HORTA ESCOLAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA E INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA ESCOLA ESTADUAL DE ARAPUTANGA-MT

  • DOI: 10.22533/at.ed.1972024071

  • Palavras-chave: Horta escolar. Ferramenta interdisciplinar. Educação Ambiental.

  • Keywords: School garden. Interdisciplinary tool. Environmental education.

  • Abstract:

    The activities carried out in the school garden help students understand the need to preserve the environment, develop the capacity for teamwork and cooperation, in addition to providing greater contact with nature. The garden of the Nossa Senhora de Fátima State School, located in the urban area of ​​the municipality of Araputanga-MT, aimed to teach students about the importance of healthy eating and care for the environment in an interdisciplinary way. The garden was built from the project “Planting ideas, gathering knowledge! ”. Under the guidance of an agronomist, the beds that have geometric shapes were managed, in which carrots, beets, arugula, radishes and parsley were sown. After the initial construction of the garden, it was presented to each class of students and a schedule of activities for planting, cultivation, irrigation and garden management was set up. Every day a group of students, together with the teacher, go to the vegetable garden and develop Biology, Science and other teaching areas. The vegetables were harvested and served at school meals, making the snack more tasty and healthy. In some planted vegetables, pests attacked, such as caterpillars and aphids, which were treated with phytosanitary products. The vegetable garden project was developed with all students at the school, in the 1st and 2nd semesters of 2019, reaching more than 750 students. Thus, the implantation of the vegetable garden as a pedagogical space stimulated the valorization of the environment, the multiple and significant learning, reinforcing the student's interaction with the discipline. In view of the above, it is believed that the realization of this project provided additional knowledge to students that exceeded the limits of the school, encouraged students with their families to build a vegetable garden in their homes and provided opportunities for the implementation of Environmental Education in an interdisciplinary way.

  • Número de páginas: 15

  • Victor Hugo de Oliveira Henrique
  • Dhiogo Mendes de Andrade
  • Renata Cristina Cordeiro
  • Gilmara Matos Centeno
  • Ana Paula Batista Silva de Lima
  • José Antônio da Silva Andrade
  • Juliana Alves de Jesus Quevedo
  • Jeferson dos Santos Capelletti
  • Maria das Dores Pereira de Oliveira
  • Leiliane Erminia da Silva Stefanello
Fale conosco Whatsapp