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capa do ebook UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA EM DADOS DA PRODUÇÃO DA APICULTURA E MELIPONICULTURA NO ESTADO DO PARÁ

UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA EM DADOS DA PRODUÇÃO DA APICULTURA E MELIPONICULTURA NO ESTADO DO PARÁ

O objetivo deste trabalho foi demostrar os dados da produção e exportação do mel no Estado do Pará, evidenciando os insumos de produção e comercialização, comercialização e mercado, características produtivas e os entraves e gargalos desta produção. A meliponicultura é considerada uma atividade tradicional amplamente difundida no Brasil, ainda é bastante artesanal, com práticas rudimentares e muito variável aos meliponicultores. Os dados referentes foram coletados dos sites do IBGE, MDIC e do Imazon do ano de 2010 até 2019. Os dados foram trabalhados no Microsoft Excel 2016 para seleção da categoria e do período e criados gráficos de oscilação da cadeia produtiva do mel, e algumas categorias exportadas para o software QGIS para a elaboração de mapas temáticos. Para o entendimento dos insumos e entraves da cadeia produtiva, foram realizados bate-papos com os dirigentes e produtores da Associação de Criadores e Criadoras de Abelhas Melífera do Município de Igarapé-Açu (AMIGA) e com os dirigentes do Instituto Peabiru. A região Norte é pouca produtora quando se compara com os outros estados, com 1,9% de toda a produção nacional, o município de Alenquer foi o que apresentou maior número de estabelecimentos com 91 locais de produção. O valor de produção do Estado do Pará no ano de 2010 a 2017 na apicultura foi em torno de 46 milhões de reais, sendo que a exportação de mel no Pará teve seu ápice no ano de 2018 com 47 kg líquidos e com a previsão de 40 kg líquidos para este ano de 2019. Ademais muitos dos produtos oriundos das abelhas são considerados produtos artesanais conforme a Lei N° 7.565 de 25 de outubro de 2011. O mercado consumidor de mel existe, só que a demanda do produto licenciado está em falta, devido à grande parte da produção ir para o mercado informal.

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UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA EM DADOS DA PRODUÇÃO DA APICULTURA E MELIPONICULTURA NO ESTADO DO PARÁ

  • DOI: 10.22533/at.ed.86220160719

  • Palavras-chave: Mel artesanal, AMIGA, Instituto Peabiru, QGIS.

  • Keywords: Artisanal honey, AMIGA, Instituto Peabiru, QGIS.

  • Abstract:

    The objective of this work was to demonstrate data on the production and export of honey in the State of Pará, showing the production and commercialization, commercialization and market inputs, productive characteristics and the obstacles and bottlenecks of this production. Meliponiculture is considered a traditional activity widespread in Brazil, it is still quite artisanal, with rudimentary practices and very variable to meliponicultors. The referring data were collected from the websites of IBGE, MDIC and Imazon from 2010 to 2019. The data were worked on in Microsoft Excel 2016 to select the category and period and created oscillation graphs of the honey production chain, and some categories exported to the QGIS software for the preparation of thematic maps. In order to understand the inputs and barriers in the production chain, chats were held with the leaders and producers of the Association of Breeders and Breeders of Honeybees in the Municipality of Igarapé-Açu (AMIGA) and with the leaders of the Peabiru Institute. The North region is a small producer when compared to other states, with 1.9% of all national production, the municipality of Alenquer was the one with the largest number of establishments with 91 production sites. The production value of the State of Pará in the year 2010 to 2017 in beekeeping was around 46 million reais, and the export of honey in Pará had its peak in the year 2018 with 47 kg net and with the forecast of 40 net kg for this year 2019. In addition, many products from bees are considered artisanal products according to Law N°. 7.565 of cctober 25, 2011. The honey consumer market exists, only the demand for the licensed product is lacking, due to the large part of production going to the informal market.

  • Número de páginas: 15

  • Thalisson Johann Michelon de Oliveira
  • André Wender Azevedo Ribeiro
  • Eduarda Cavalcante Silva
  • Pâmela Emanuelle Sousa e Silva
  • Aline Cristina Mendes Façanha
  • Carlos Augusto Cavalcante de Oliveira
  • Edynando Di Tomaso Santos Pereira
  • Elaine Patrícia Zandonadi Haber
  • Fernando Sérgio Rodrigues da Silva
  • Jamil Amorim de Oliveira Junior
  • Luis Fernando Souza Ribeiro
  • Maicon Silva Farias
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