Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook Transporte acessível durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 - Uma análise neuro-fuzzy de atributos de acessibilidade à luz da perspectiva do usuário das linhas alimentadoras do Bus Rapid Transit - RJ

Transporte acessível durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 - Uma análise neuro-fuzzy de atributos de acessibilidade à luz da perspectiva do usuário das linhas alimentadoras do Bus Rapid Transit - RJ

Os megaeventos esportivos a serem

realizados na cidade do Rio de Janeiro, em

2016, mobilizam a dinâmica citadina exigindo

ações apropriadas por parte da iniciativa

pública no tocante ao planejamento do trânsito,

na realocação de atividades de comércio e

serviços, na construção e modernização de

edificações, na adequação e melhoria das

condições de mobilidade e acesso às zonas

sediadoras desses jogos. Sob tal premissa, de

reconfiguração dos espaços urbanos, o estudo

de fatores de mobilidade e acessibilidade

urbana que facilite a todos os sujeitos,

inclusive aqueles com algum tipo de limitador

de mobilidade, a chegada em seus destinos

torna-se fundamental para um tratamento justo

e democrático das condições de circulação

da população pela cidade. Nesse contexto, a

presente pesquisa visa analisar atributos de

acessibilidade urbana, por meio do olhar do

usuário das linhas alimentadoras do Bus Rapid

Transit na cidade do Rio de Janeiro, almejando

a criação de uma metodologia calcada na

Teoria Fuzzy e em Redes Neurais Artificiais que

seja capaz de capturar percepções subjetivas

e traduzi-las em variáveis numéricas. Após a

identificação dos atributos de acessibilidade e do

tratamento numérico dos mesmos, identificouse que as melhorias realizadas pelo poder

público no tocante à infraestrutura dos ônibus

e pontos de parada dos BRT-alimentadores

atendem parcialmente às necessidades da

população com limitação de mobilidade,

necessitando-se portanto de um planejamento

mais assertivo para promoção da melhoria da

qualidade dos equipamentos de segurança dos

ônibus e assentos preferencias, do tratamento

do problema da superlotação e da dificuldade

de circulação interna no veículo. 

Ler mais

Transporte acessível durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 - Uma análise neuro-fuzzy de atributos de acessibilidade à luz da perspectiva do usuário das linhas alimentadoras do Bus Rapid Transit - RJ

  • DOI: Atena

  • Palavras-chave: Acessibilidade Urbana. Teoria Fuzzy. Redes Neurais Artificiais.

  • Keywords: Urban Accessibility. Fuzzy Theory. Artifical Neural Networks.

  • Abstract:

    The mega sports events to

    be held in the city of Rio de Janeiro in 2016,

    mobilize the dynamics of the city demanding

    appropriate action by the public initiative

    regarding the traffic planning, the relocation of

    trade and services activities, the construction

    and modernization of buildings, adapting and

    improving the conditions of mobility and access

    to the games areas. Under this premise, the

    reconfiguration of the urban spaces, the study

    of mobility and urban accessibility considering

    also people with some kind of mobility limitation are essential for a fair treatment and democratic traffic conditions for the population.

    In this context, this research aims to analyze attributes of urban accessibility in light of

    the Bus Rapid Transit feeder lines users in the city of Rio de Janeiro, aiming to create

    a methodology based in the Fuzzy Theory and Artificial Neural Networks to be able

    to capture subjective perceptions and translate them into numerical variables. After

    identifying the accessibility attributes and proceed with the numerical treatment, it was

    found that the improvements made by the government regarding the infrastructure of

    BRT-feeder bus stops and buses meet partially the needs of the population with limited

    mobility, and therefore a more assertive planning needs to be implemented to improve

    the quality of safety equipment of buses, preferred seating and the internal circulation

    in the vehicle

  • Número de páginas: 15

  • Priscila da Silva Oliveira
Fale conosco Whatsapp