Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook PESQUISA-AÇÃO: UMA PROPOSTA DE OPERACIONALIZAÇÃO PARA PESQUISAS EM MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO

PESQUISA-AÇÃO: UMA PROPOSTA DE OPERACIONALIZAÇÃO PARA PESQUISAS EM MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO

Este artigo apresenta uma proposta de operacionalização da modalidade pesquisa-ação em pesquisas realizadas na pós-graduação, especialmente nos chamados Mestrados Profissionais, que objetivam a busca contínua pela qualidade e melhoria do ensino. A proposta foi elaborada a partir dos conceitos teóricos de pesquisa-ação fundamentadas pelos autores Thiollent, Tripp. Para tanto, utilizou-se a concepção do impacto que a pesquisa-ação proporciona nas pesquisas em que são utilizadas, através do material coletado em uma revisão bibliográfica. Como resultados verificou-se que a pesquisa ação representa uma opção de tipologia de pesquisa adequada para as pesquisas em Mestrados profissionais, por representarem uma melhoria na prática educacional já implantada

Ler mais

PESQUISA-AÇÃO: UMA PROPOSTA DE OPERACIONALIZAÇÃO PARA PESQUISAS EM MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO

  • DOI: 10.22533/at.ed.6572002078

  • Palavras-chave: Pesquisa-ação; Mestrado Profissional; formação docente e docente.

  • Keywords: Pesquisa-ação; Mestrado Profissional; formação docente e docente.

  • Abstract:

    Este artigo apresenta uma proposta de operacionalização da modalidade pesquisa-ação em pesquisas realizadas na pós-graduação, especialmente nos chamados Mestrados Profissionais, que objetivam a busca contínua pela qualidade e melhoria do ensino. A proposta foi elaborada a partir dos conceitos teóricos de pesquisa-ação fundamentadas pelos autores Thiollent, Tripp. Para tanto, utilizou-se a concepção do impacto que a pesquisa-ação proporciona nas pesquisas em que são utilizadas, através do material coletado em uma revisão bibliográfica. Como resultados verificou-se que a pesquisa ação representa uma opção de tipologia de pesquisa adequada para as pesquisas em Mestrados profissionais, por representarem uma melhoria na prática educacional já implantada

  • Número de páginas: 12

  • JAIR DE OLIVEIRA
  • FLAVIA MARIA DA SILVA
Fale conosco Whatsapp