Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook POESIA COMO SIGNO ARTÍSTICO EM AULAS DE QUÍMICA

POESIA COMO SIGNO ARTÍSTICO EM AULAS DE QUÍMICA

O trabalho investigou a utilização de uma poesia como recurso para despertar o interesse pela química e também mostrar uma forma diferenciada de ensinar e aprender química. Dado que a poesia é elemento fundamental para estreitar os laços entre Arte e Ciência, a ideia geral desse trabalho parte do pressuposto que a poesia por ser considerada um signo artístico evoca vários tipos de leituras tanto denotativas quanto conotativas, favorecendo o discurso em sala de aula e atuando como elemento formador para o futuro professor. Partindo desse objetivo, a poesia escolhida foi Lágrima de Preta do poeta António Gedeão empregada durante 2 aulas da disciplina de Experimentação no Ensino de Química com 13 estudantes do Curso de Licenciatura em Química. O trabalho mostra que os estudantes que participaram da intervenção pedagógica entenderam a importância em trabalhar com a poesia como forma de ensinar e aprender conceitos científicos. Como a poesia levou a várias leituras, pode-se dizer que ela cumpriu seu papel de signo artístico e estreitou os laços entre Arte e Ciência.

Ler mais

POESIA COMO SIGNO ARTÍSTICO EM AULAS DE QUÍMICA

  • DOI: 10.22533/at.ed.36020210520

  • Palavras-chave: Química, Semiologia, Signo, Poesia.

  • Keywords: Chemistry, Semiology, Sign, Poetry.

  • Abstract:

    The work investigated the use of poetry as a resource to awaken interest in chemistry and also show a different way of teaching and learning chemistry. Given that poetry is a fundamental element to strengthen the ties between Art and Science, the general idea of​​this work is based on the assumption that poetry, being considered an artistic sign, evokes several types of readings, both denotative and connotative, favoring the speech in the classroom and acting as a training element for the future teacher. Starting from this objective, the poetry chosen was Lágrima de Preta by the poet António Gedeão, employed during 2 classes in the subject of Experimentation in Chemistry Teaching with 13 students in the Chemistry Degree Course. The work shows that the students who participated in the pedagogical intervention understood the importance of working with poetry as a way of teaching and learning scientific concepts. As poetry led to several readings, it can be said that it fulfilled its role as an artistic sign and strengthened the ties between Art and Science.

  • Número de páginas: 15

  • Carlos Eduardo Laburú
  • Elaine da Silva Ramos
Fale conosco Whatsapp