Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook MODELOS TRIDIMENSIONAIS COMO PROPOSTA PARA O ENSINO LÚDICO DE ANATOMIA VEGETAL PARA O ENSINO MÉDIO.

MODELOS TRIDIMENSIONAIS COMO PROPOSTA PARA O ENSINO LÚDICO DE ANATOMIA VEGETAL PARA O ENSINO MÉDIO.

A utilização de modelos tridimensionais como recurso didático lúdico, contribuem com o aprendizado dos alunos, pois eles podem tocar os modelos, e usar vários de seus sentidos o que possibilita melhor absorção do conteúdo (OLIVEIRA et al.  2015). 

Neste sentido, foram confeccionados 3 modelos didáticos como proposta para o ensino de anatomia vegetal, sendo eles: corte transversal de caule de monocotiledôneas; corte transversal de caule de eudicotiledônea em crescimento secundário e corte longitudinal foliar.

Através dos modelos confeccionados é possível abordar a morfologia, anatomia e histologia das angiospermas.

Considerando que, muitas escolas não possuem laboratórios de Biologia devidamente equipados, com microscópios, lupas e outros materiais essenciais para a execução de aulas práticas, essa proposta é uma alternativa viável para o ensino lúdico do conteúdo de anatomia vegetal lecionado no ensino médio.

Ler mais

MODELOS TRIDIMENSIONAIS COMO PROPOSTA PARA O ENSINO LÚDICO DE ANATOMIA VEGETAL PARA O ENSINO MÉDIO.

  • DOI: 10.22533/at.ed.55820290611

  • Palavras-chave: Recurso Didático, Ensino, Botânica.

  • Keywords: Didactic Resource, Teaching, Botany.

  • Abstract:

    The use of three-dimensional models as a playful teaching resource contributes to students' learning, as they can touch the models, and use several of their senses, which allows better absorption of content (OLIVEIRA et al. 2015).

    In this sense, 3 didactic models were made as a proposal for teaching plant anatomy, namely: cross-section of monocot stalk; cross section of eudicotyledon stem in secondary growth and longitudinal leaf cut.

    Through the made models it is possible to approach the morphology, anatomy and histology of angiosperms.

    Considering that many schools do not have Biology laboratories properly equipped with microscopes, magnifying glasses and other essential materials for the implementation of practical classes, this proposal is a viable alternative for the playful teaching of plant anatomy content taught in high school.

  • Número de páginas: 4

  • Bianca Bis Bastos do Carmo
  • Lainny Avelar Ramos
  • Jasminne Lóis Soares Silva
  • Valmira da Conceição Avelar
  • Paloma Nair Gomes Batista
Fale conosco Whatsapp