Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO- APRENDIZAGEM: O DESAFIO DO EDUCADOR NA ERA DO “CURTIR”.

O USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO- APRENDIZAGEM: O DESAFIO DO EDUCADOR NA ERA DO “CURTIR”.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS), principalmente o uso das redes sociais, têm conquistado cada vez mais espaço entre as ferramentas disponíveis para auxiliar e impactar positivamente o processo de ensino-aprendizagem. Esse estudo teve como objetivo demonstrar que o aplicativo Instagram® e o uso das ferramentas Google Forms® e Power Point® se destacaram por sua dinamicidade, popularidade e particularidade, sendo associados a uma melhora de desempenho por parte do discente no módulo de Comportamento Alimentar e Educação Nutricional do curso de Nutrição. Sendo assim, o atual trabalho foi realizado em duas etapas. A primeira etapa foi executada através do auxílio da ferramenta ‘’Google Forms®’’, no qual foi desenvolvido um formulário eletrônico para diagnosticar qual a maior dificuldade, por parte do aluno, na elaboração de um Projeto de Educação Alimentar e Nutricional. A etapa seguinte foi executada após a obtenção dos resultados pelo formulário, através da criação de slides, na ferramenta ‘’Power Point®’’ e de publicações de vídeos no ‘’feed de notícias’’ do Instagram®, ao longo do primeiro semestre de 2019, correlacionando as maiores dificuldades dos alunos com a elaboração de slides e vídeos, focando em promover o aprendizado ao aluno.Concluiu-se que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação favoreceu o aprendizado dos alunos. Os discentes foram instigados a explorar, educacionalmente, o uso dessas mídias sociais, demonstrando que o uso dessas ferramentas digitais foi capaz de promover uma melhora significativa no desempenho dos mesmos, assim como é o propósito da monitoria acadêmica.

Ler mais

O USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO- APRENDIZAGEM: O DESAFIO DO EDUCADOR NA ERA DO “CURTIR”.

  • DOI: 10.22533/at.ed.5032029061

  • Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação. Projeto de Educação Alimentar e Nutricional. Ensino e aprendizagem.

  • Keywords: Information and Communication Technologies. Food and Nutrition Education Project. Teaching-Learning.

  • Abstract:

    The Information and Communication Technologies (ICTs), mainly the use of social networks, have been conquered even more space among the available tools to help and impact positively the teaching-learning process. This study had as objective to demonstrate that the Instagram app and using of the tools Google Forms and Power Point had stand out for theirs dynamism, popularity and particularity, being associated to an improvement of performance by part of students of themodule Eating Behavior and Nutritional Education in the course of Nutrition. Thus, the current study was accomplished in two phases. The first phase was executed by tool’s Google Forms aid, in which was developed an eletronic formulary to diagnose the student’s greatest difficulty in the elaborating of a Food and Nutritional Education Project. The next phase was executed after collecting the results of the formulary, by creating slides, in the tool Power Point and publishing videos on Instagram’s Feed, throughout the first semester of 2019, correlacting the greatest dificulties of the students with the making of slides and videos, focusing on promoting the learning to the student. It was concluded that the use of Information and Communication Technologies have favored the learning of the pupils. The students were instigated to explore, educationally, the use of social networks, demonstrating that the use of digital tools was able to promove a significant improvement of theirs performance, as well as the purpose of the academic monitoring.  

  • Número de páginas: 7

  • Larissa da Silva Albuquerque
  • Clara Cristina Azevedo Souza Fontenele
Fale conosco Whatsapp