Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook DESTILARIA: UMA PROPOSTA DE JOGO INOVADOR PARA O ENSINO DE TÓPICOS INICIAIS DE QUÍMICA ORGÂNICA

DESTILARIA: UMA PROPOSTA DE JOGO INOVADOR PARA O ENSINO DE TÓPICOS INICIAIS DE QUÍMICA ORGÂNICA

A Química Orgânica apresenta grande complexidade em seu conteúdo, especialmente os tópicos iniciais, sendo fundamental seu aprendizado para melhor entendimento de seus conceitos avançados. A nomenclatura sistemática desenvolvida pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) constitui-se como um pilar para a compreensão dos demais conceitos, entretanto, apresenta um número considerável de informações, configurando-se como um desafio para os estudantes. Dessa maneira, é de notável relevância a busca por novas ferramentas e metodologias de ensino que busquem facilitar a aprendizagem da Química, dentre elas, encontram-se os jogos didáticos. Assim, este trabalho apresenta um material didático no formato de um jogo de tabuleiro duplo (horizontal e vertical) tridimensional representando um sistema completo de destilação fracionada, onde a interação entre os tabuleiros se dá através de um jogo de cartas com conteúdos relacionados aos tópicos iniciais de Química Orgânica, como nomenclatura, isomeria, identificação de funções orgânicas e aparelhagens básicas de laboratório.

Ler mais

DESTILARIA: UMA PROPOSTA DE JOGO INOVADOR PARA O ENSINO DE TÓPICOS INICIAIS DE QUÍMICA ORGÂNICA

  • DOI: 10.22533/at.ed.4802029066

  • Palavras-chave: Ensino de Química. Ensino de Química Orgânica. Jogos no Ensino de Química. Nomenclatura IUPAC.

  • Keywords: Chemistry Teaching. Teaching Organic Chemistry. Chemistry Teaching Games. IUPAC nomenclature.

  • Abstract:

    Organic Chemistry presents an expressive complexity in its content, especially in the initial topics, being essential its learning for a better understanding of its advanced concepts. The systematic nomenclature developed by the International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) constitutes a pillar for understanding other concepts, however, it presents a considerable amount of information, representing a challenge for students. In this way, the search for new teaching tools and methodologies that seek to facilitate the learning of Chemistry is of remarkable relevance, among them, are the didactic games. Thus, this work presents didactic material in the form of a three-dimensional double (horizontal and vertical) board game representing a complete fractional distillation system, where the interaction between the boards takes place through a card game with content related to the initial topics of Organic Chemistry, such as nomenclature, isomerism, identification of organic functions and basic laboratory equipment.

     

  • Número de páginas: 13

  • Thiago Muza Aversa
  • Maximiliano de Freitas Martins
Fale conosco Whatsapp