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capa do ebook Desigualdades Educacionais e Políticas de Ações Afirmativas na Gestão Universitária

Desigualdades Educacionais e Políticas de Ações Afirmativas na Gestão Universitária

O presente estudo aborda o tema das políticas de ações afirmativas na educação superior como uma alternativa para a mitigação das desigualdades educacionais no Brasil. O caminho metodológico foi conduzido por revisão de literatura e documental. São apresentados resultados de estudos referentes à relação entre a classe de origem e raça na definição da mobilidade social, dados estatísticos sobre mobilidade educacional, acesso e permanência na educação superior e gestão universitária no contexto das ações afirmativas. Concluiu-se que as políticas públicas de ações afirmativas se constituem como mecanismos que promovem melhorias sociais em prol de classes menos favorecidas historicamente; também, que a gestão das instituições de educação superior, como meio para viabilizar os recursos necessários para as políticas reparadoras, deve pautar-se pelos critérios de justiça e democracia.

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Desigualdades Educacionais e Políticas de Ações Afirmativas na Gestão Universitária

  • DOI: 10.22533/at.ed.4802029067

  • Palavras-chave: Desigualdades educacionais; políticas públicas; ações afirmativas; gestão universitária

  • Keywords: Educational inequalities; public policies; affirmative actions; university management

  • Abstract:

    The purpose of this article is to analyze public policies related to affirmative actions in higher education as an alternative for mitigating educational inequalities in Brazil. The methodological process was based in documental and literature review. Results of studies concerning the class of origin and race in the definition of social mobility, statistical data on educational mobility, access to and permanence in higher education and university management in the context of affirmative actions have been presented. The study concludes that affirmative action public policies are applied as mechanisms that promote social improvements in favor of historically less favored classes; it also concludes that management in higher education institutions, as a means of obtaining the necessary resources for making reparatory policies viable, must be guided by the criteria of justice and democracy.

  • Número de páginas: 15

  • Patrick Cunha
  • Raquel Pinheiro
  • Artur Rocha Silva
  • Cláudio José Amante
  • Soraia Selva da Luz
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